quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Moradores reclamam dos serviços de telefonia, energia e água em SFI



Nesse verão, das reivindicações que chegaram à Rádio e ao Blog, Ampla e Vivo são campeãs em reclamações. Ambas têm prestado um péssimo serviço em todo o município. Há também em outras cidades relatos de reclamações contra a Vivo, como é o caso de São João da Barra e Farol de São Thomé. Nas praias de São Francisco de Itabapoana está praticamente impossível fazer uma ligação.

Moradora na Praia dos Sonhos, a diretora de Comunicação da AMASS (Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonhos) Virgínia Lupini deu um desabafo na Rádio São Francisco FM durante o Jornal São Francisco é Notícia desta quarta-feira (12-01). Por lá o problema foi a falta de energia elétrica. “É sempre a mesma cena, prejuízos com equipamentos eletrônicos queimados, alimentos estragados e noites mal dormidas sem poder ligar um ventilador. Temos que dar um basta nisso”, disse. Segundo Virgínia, um quarteirão inteiro próximo à Rua Pernambuco, na Praia dos Sonhos, ficou 24 horas sem energia. A interrupção durou de terça-feira (11), às 17h, até o final da tarde de ontem (12). “Um curto circuito danificou a rede e o transformador. E só depois do problema acontecer é que a Ampla colocou os separadores nos fios para evitar mais curtos. Toda a rede deveria ter isso”, concluiu. Ela propôs a união de todas as Associações de Moradores de São Francisco de Itabapoana a fim de brigar por melhorias.

Leitor assíduo e seguidor do Blog, o biólogo Tarcizo Martins da Fonseca, morador em Gargaú, nos escreveu um e-mail (publicado na sessão de comentários dessa postagem) onde narrou toda a sua indignação com as concessionárias de serviços públicos Ampla e Cedae.

Com relação à Cedae foi a primeira reclamação que recebemos nesta temporada. A gerência da empresa explicou no início do ano que ampliou a vazão d’água na região, e que até o carnaval pretende aumentar ainda mais a capacidade da estação de captação em Gargaú, com a entrada em operação de dois poços que estão em fase de construção.

Ao que tudo indica, a reclamação do internauta não está ligada à falta d’água, que tem diminuído, e sim à qualidade dessa água. No e-mail, Tarcizo fala de uma água “onde se vê grande quantidade de material orgânico em suspensão como fragmentos de algas, de folhas e até mesmos pequenos insetos”.

Já sobre a Ampla, em outro trecho do e-mail ele fala especificamente sobre a rede de Gargaú. “A malha que distribui a energia elétrica dentro de Gargaú mais parece uma colcha de retalhos de tantos reparos e remendos efetuados. Não existe aquilo que chamamos de rede ‘limpa’ onde todos os fios/cabos estejam ajustados (esticados)”, reclama Tarcizo. Aliás, esse problema apontado pelo internauta, associado com o vento predominante na região, contribui para os curtos circuitos e constantes quedas na energia elétrica.

Ele propõe maior participação do Poder Público, e alerta para a necessidade de uma audiência pública dentro de Gargaú. No fim de novembro do ano passado, após proposição do Vereador Sérgio Elias (PMDB), uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de SFI para tratar dos problemas que a população vem enfrentando com a Ampla. Parece que as melhorias ainda não começaram.

E você, morador ou visitante, o que tem achado das concessionárias de serviços públicos? Como têm funcionado em sua localidade os serviços de água, luz e telefone? Deixe a sua opinião na seção de comentários.

6 comentários:

Tarcizo Martins da Fonseca disse...

CEDAE & AMPLA UMA VELHA DÍVIDA COM A NOSSA GARGAÚ

Moramos em um lugar TROPICAL, ABENÇOADO POR DEUS E BONITO POR NATUREZA (me perdoe o plagio de uma música bastante conhecida), mas é assim mesmo que defino GARGAÚ, terra de gente humilde, trabalhadora, ordeira e honesta. Nós não merecemos o descaso que já existe há muitos anos e descaso este provocado pelas empresas CEDAE e AMPLA e em parte pela total omissão do Poder Publico que assiste a tudo isto sem que se movimente em defesa desta localidade. Estamos apenas no dia 10/01/2011, portanto no inicio de um verão que se estende até março do corrente ano. Em tão pouco tempo já estamos sofrendo com a falta de água e de inúmeras interrupções de energia elétrica, descaso este que já vem dos tempos de nossos avôs e portanto já deveria ter sido sanado há muito tempo. Venho aqui de publico sugerir ao Poder Público, ao nosso Procurador Geral da PMSFI e porque não ao Ministério Publico que intercedam em beneficio desta nossa comunidade.

Algumas sugestões posso apresentar aqui para que possamos dá os primeiros passos na direção correta de sanar de uma vez por todas esta DÍVIDA para com a nossa Gargaú. (e aceito todas as demais sugestões que venham trazer benefícios a nossa causa) Seria justo e necessário que estes Poderes Constituídos intimem (como faz o Senado e a Câmera dos Deputados) a direção geral destas duas Empresas a comparecem para Audiência Pública não na sede do município e sim aqui na nossa Gargaú, isto faz com que apareça um maior numero de moradores, evita-se o pagamento de passagens. Posso até citar um local para tal audiência como sendo o Gargaú Praia Clube, pois existem condições físicas adequadas para que tal evento aconteça.

Precisamos ouvir estas duas Empresas, o que elas têm a nos dizer e fazer as nossas reivindicações.

CEDAE

Esta empresa tem que nos dizer quais os investimentos previstos para o Biênio 2011/2012, tem que nos mostrar suas prioridades, precisamos que apresente um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) detalhando tim por tim, em um cronograma com o início e termino das obras e tudo mais que pretende fazer para melhorar e sanar definitivamente este vergonhoso problema da falta de água em Gargaú.

Já nós moradores temos a exigir que a capacidade de armazenamento de água pela CEDAE seja duplicada ou mesmo triplicada a fim de melhorar a distribuição de água nas residências, exigir filtros que nos assegure água limpa, tratada, clorada, potável e de boa qualidade, pois hoje a água fornecida pela CEDAE é de péssima qualidade, do jeito que é captada no Rio Paraíba do Sul praticamente nos é fornecida com quase ou nenhum tipo de tratamento exigido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que podemos constatar a “olho nu” onde se ver grande quantidade de material orgânico em suspensão como fragmentos de algas, de folhas e até mesmos pequenos insetos. Não podemos esperar mais, a hora chegou e chegou para que possamos resolver “É HORA DE MUDANÇAS”. Caso nada seja feito por parte da CEDAE, ou feita apenas uma parte, que os órgãos competentes além de multar a referida Empresa, agilizem um edital para a mudança da CEDAE por outra Empresa que realmente deseje resolver em definitivo o nosso problema, como realmente aconteceu em Campos dos Goytacazes e a CEDAE foi banida dando o lugar a “Companhia Águas do Paraíba”. Órgãos competentes e assegurados por lei nós temos para que isto possa ser feito, basta um pouco de CORAGEM e boa vontade. A quem pode está interessando a atual situação da CEDAE?.

(Comentário segue abaixo)

Tarcizo Martins da Fonseca disse...

AMPLA

Assim como a CEDAE, esta empresa tem que nos dizer quais os investimentos previstos para o Biênio 2011/2012, tem que nos mostrar suas prioridades, precisamos que apresente um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) detalhando tim por tim, em um cronograma com o início e termino das obras e tudo mais que pretende fazer para melhorar e sanar definitivamente este vergonhoso problema da falta de energia elétrica. O que realmente ocasiona as constantes faltas de energia em Gargaú, não é verdadeiramente falta da Energia Elétrica e sim o SUCATEAMENTE da malha que transporta toda energia da Subestação de Santa Clara até nossa comunidade. A AMPLA hoje é como se fosse uma “INTOCADA”, pois não temos como escolher de quem comprar a referida energia, como acontece com as operadoras de telefonia. Infelizmente ainda é um monopólio e por isto tantos desmandos.

Não preciso ser um Engenheiro Eletricista, (Sou um Biólogo) para ver que linhas que vêem da Subestação saindo de Santa Clara em direção a Gargaú são inadequadas, cheias de falhas tais como postes dos mais variados tipo e idade de uso, até mesmo poste que jamais a AMPLA aceitaria instalar um padrão residencial de 110V são usados para a sustentação de linhas de transmissões entre Santa Clara X Gargaú.

Antigamente a estrada que liga estas duas localidades era apenas de terra batida, mas hoje existe um FALSO asfalto permitindo o uso de mão dupla pelos veículos, fazendo com que grande números destes postes se encontrem praticamente fazendo parte desta pista, e que tantas vidas foram ceifadas por colisões. Seria de bom caráter que a AMPLA análise, padronize todos estes postes, afastado para mais longe do asfalto todos aqueles que se encontram oferecendo risco não só aos motoristas, como também a possíveis transeuntes que estejam na hora errada no lugar errado, aquela tal “coisa” que conhecemos como fatalidade.

A malha que distribui a energia elétrica dentro de Gargaú, mais parece uma colcha de retalhos de tantos reparos e remendos efetuados, não existe uma padronização dos postes por falta de investimentos, até hoje são encontrados postes de eucalipto sem que sejam feitas revisões periódicas quanto ao estado dos mesmos, não existe aquilo que chamamos de rede “limpa” onde todos os fios/cabos estejam ajustados (esticados) isto sem contar com a bagunça e parafernália da rede telefônica que utiliza a mesma posteação. Para completar tudo isto, ainda tem alguns transformadores com mais de 30 (trinta) anos de uso o que pode ser um grande risco para quem mora nas proximidades de tais postes com estes transformadores e conseqüentemente mais uma interrupção de energia elétrica. Poderia me estender por muitas e muitas linhas apontando os desmandos da AMPLA e na malha que transporta a energia por toda Gargaú.

É urgente, é imperativo que algo seja feito em definitivo, chega de ficarem as escuras, chega de sofrer por culpa a incompetência da AMPLA.

(Comentário segue abaixo)

Tarcizo Martins da Fonseca disse...

Todos estes desmandos tanto da CEDAE quanto da AMPLA, não só afugentam turistas e novos empreendimentos aqui em Gargaú, como tantos transtornos trazem ao comercio em geral e a nós moradores. Do jeito que está não pode ficar e muito menos permanecer por tempo indeterminado como sempre aconteceu. Nosso maior desejo seria dá a AMPLA o mesmo tratamento que foi sugerido a ser aplicado a CEDAE: ou faz ou FORA.

PODER PÚBLICO.

Nós povo ordeiro de Gargaú, depositamos todas as nossas esperanças nos Excelentíssimos senhores Procurador Geral da PMSFI e no Ministério Público que intercedam em beneficio desta nossa comunidade, usando os poderes que as leis os conferem, intimando as Empresas aqui citadas a comparecem a uma audiência Publica em data previamente marcada, a fim de esclarecer tudo o que aqui é citado. Não acredito que o Poder Publico vai deixar esta causa cair no esquecimento e no abandono, pois não interessa que situações como esta continuem afastando o Turismo e instalações de novos empreendimentos em solo Sanfanciscano. Contamos com a colaboração e atuações do Poder Publico aqui constituído, porque nós pobres munícipes sozinhos e sem apadrinhamento, nada vamos conseguir a não ser a indignação de tal omissão.

Atenciosamente.
Tarcizo Martins da Fonseca.
Morador de Gargaú.

ginnalupinni@hotmail.com disse...

Felizmente, depois de quase 24 horas sem energia elétrica e de muito stresse, tudo acabou bem.
Enquanto não houver a união das Associações de Moradores de São Francisco de Itabapoana, os serviços prestados pelas concessionárias AMPLA, VIVO, CEDAE e de quem mais vier, continuarão de péssima qualidade.
Somos representantes legais dessa gente sofrida, e,juntos, podemos brigar para melhorar os serviços destas concessionárias para o nosso município, por uma qualidade de vida melhor. Acredito que, o que mais dói no ser humano é o DESCASO e a falta de CONSIDERAÇÃO, e isso é o que ocorre com todo Sanfranciscano.

Edison Correa da Rocha disse...

Caro amigo Sr. Tarciso, eu o conheço, pois frequentei a sua antiga Lan House, faço minhas as suas reivindicações, mas em se tratando do poder público em São Francisco, acho que não vai adiantar muita coisa não. Digo isso porque desde dezembro estou reivindicando a prefeitura a troca de algumas lâmpadas queimadas na minha rua e a colocação de três suportes de lâmpadas em outros.
Fiz o primeiro pedido atravéz deste blog no dia 27 de dezembro, como não fui atendido, resolvi fazer outro pedido,só que desta vez, no dia 3 de janeiro, fui diretamente na prefeitura, mas até hoje nada. Boa parte da " Rua Aciolino Manhâes" continua as escuras. Quem quiser conferir, é só dar uma passadinha À NOITE pela lagoa da taboa e vai verificar o caos em que se encontra a iluminação pública nesta rua. Nem parace que esta a poucos metros de UM PARQUE DE GERAÇÃO DE ENERGIA
EÓLICA.
Então Sr.Tarciso, só nos resta pedir, implorar e resar para que nossas reivindicações sejam atendidas, e olha que eu pago dois IPTUs nesta rua, que dirá se eu ão pagasse nenhum.
BOA SORTE SR. TARCISO.

GARGAU disse...

NÃO É PRECISO FALAR MAIS NADA DEPOIS DESSE RELATO AUTENTICO E VERDADEIRO QUE NOSSO AMIGO TARCIZO FEZ...JÁ É HORA DE ALGUEM PRESTAR MAIS ATENÇÃO AOS NOSSOS PROBLEMAS ,ESTAMOS APENAS QUERENDO O QUE NOS É JUSTO ...
ATENCIOSAMENTE...
ALICE