quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Temporal em Teresópolis: 48 mortes até o momento


Tevê já informa que número de mortos passa de 60.


A Prefeitura de Teresópolis informa que o temporal que atingiu o município durante cinco horas na madrugada de terça para quarta, 11 para 12 e janeiro, representou o equivalente a um mês de chuvas, causando uma série de danos, como alagamentos, quedas de barreiras e interdições de várias áreas. Estão confirmadas até o momento 48 mortes, número que lamentavelmente poderá aumentar até o final do dia.

De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140mm de chuva, volume considerado excessivo.

Os bairros mais atingidos foram os de Poço dos Peixes, Caleme, Vale Feliz, Fazenda da Paz, Posse, Paineiras, Jardim Serrano, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Barra do Imbuí, na zona urbana, e as localidades de Pessegueiros e de Bonsucesso, no interior do município.

Por volta das 3 horas da madrugada, o Prefeito Jorge Mario acionou o Gabinete de Emergência e iniciou o Plano de Atendimento às vítimas. Cerca de 800 pessoas estão na operação de atendimento aos atingidos pela chuva. Toda a equipe de secretários e funcionários municipais está mobilizada numa união de esforços no sentido de prestar socorro às vítimas do temporal e solucionar os problemas imediatos.

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando desde duas horas da madrugada, percorrendo a cidade e prestando atendimento às famílias atingidas.

As famílias desabrigadas e desalojadas estão sendo encaminhadas para o Ginásio Pedro Jahara – “Pedrão”. Uma estrutura emergencial está sendo montada, com tendas e salas para o recolhimento de alimentos e donativos. As doações estão sendo centralizadas no Ginásio Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, centro da cidade.

Outros locais estão sendo preparados para o acolhimento das vítimas com a estrutura necessária. Equipes com vans e ônibus estão circulando nos bairros atingidos e conduzindo as pessoas para essas instalações.

O Prefeito Jorge Mario está em contato permanente com o Governador do Estado, Sérgio Cabral, e o Vice Luiz Fernando Pezão, que desde o início da manhã já disponibilizaram toda a sua estrutura de apoio.

A Prefeitura de Teresópolis pede a colaboração de todos para a doação de alimentos não perecíveis, roupas, colchonetes, cobertores e material de higiene pessoal (sabonete, pasta de dentes, fralda e absorvente higiênico). Todos os donativos devem ser levados para o Ginásio Pedrão.

O Município está avaliando a situação a fim de que seja expedido pelo Prefeito decreto de estado de emergência ou de calamidade pública.

Encontram-se em Teresópolis para apoiar as ações do Governo Municipal no atendimento às vítimas o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos.

Às 17 horas a Assessoria de Comunicação vai liberar nota oficial atualizada.

2 comentários:

Eliana Tavares disse...

A minha irmã mora em Teresópolis e conversamos por telefone. Ela está horrorizada com essa tragédia, pois além de ver familiares que perderam móveis, carros e outros objetos, ainda enfrenta a dor de perder amigos soterrados em suas casas.
Graças a Deus a casa dela não foi atingida e diante dessa graça do Senhor em estarem protegidos ela e seus familiares, resolveu ajudar os desabrigados e desalojados.

Eliana Tavares disse...

Esqueci de me identificar no comentário que postei falando sobre uma irmã que mora em Teresópolis.
Sou Eliana, moro em Santa Clara. O meu número é 99014481.