quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BTS Empreendimentos apresenta licenciamento ambiental em audiência pública em SFI

Fotos: Vinícius Berto.


Foto: Alessandra Lemos



Na noite desta quarta-feira (16/02), uma equipe da BTS2 Empreendimentos SPE Ltda, do grupo Genpower, realizou uma audiência pública em São Francisco de Itabapoana. O objetivo foi apresentar o projeto de impacto sócioeconômico e ambiental do grupo para a instalação de uma usina termelétrica (UTE) movida a gás natural no município. O projeto está orçado em 1,4 bilhão de reais, caso a empresa ganhe no leilão de energia promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
.
O encontro aconteceu com a presença do prefeito Beto Azevedo, todo o secretariado municipal, vereadores, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), além da participação de diversas lideranças e moradores da região.
Na primeira parte da audiência, foi apresentada a empresa, o empreendimento, os estudos de impactos ambientais e a análise técnica da etapa do processo de licenciamento ambiental. O biólogo Ricardo Nehrer esclareceu sobre todos os estudos realizados no local. Em sua apresentação, destacou os pontos de influência direta e indireta, meio físico, biótico, socioeconômico, e ainda avaliação de impactos.


.
Na segunda parte da audiência, foi aberta a sessão de debates junto ao público no intuito de esclarecer as dúvidas e recolher as manifestações apresentadas.
Segundo informações do gerente de projetos do grupo, Elizeu Campos, a construção da usina termelétrica trará muitos benefícios para o município. “Para a instalação do empreendimento serão gerados mil empregos diretos, além de melhoria das vias públicas, atração de investimentos para a região, aquecimento da economia e aumento da arrecadação de impostos municipais”, comentou Elizeu.
.
O prefeito Beto Azevedo declarou a necessidade das pessoas se capacitarem. “Fico feliz em saber que o grupo Genpower trará benefícios para nossa cidade. Vamos incentivar os munícipes para se qualificarem para que a empresa absorva a mão de obra local. O governo municipal está trabalhando muito para trazer também outras empresas e gerar mais empregos e investimentos para nossa cidade,” antecipou Beto.

Estrutura da UTE São Francisco de Itabapoana
A UTE será uma usina termelétrica movida a Gás Natural (GN), com 700 Mega Watz de potência instalada, o suficiente para abastecer uma cidade com 3 milhões de residências e aproximadamente 8,7 milhões de habitantes. Será composta por dois módulos idênticos, utilizando motogeradores de gás natural. Ocupará uma área de 60 mil metros quadrados.
O empreendimento será instalado na fazenda Santa Isabel, em Deserto Feliz, 3º Distrito de São Francisco de Itabapoana. Após a instalação, a previsão é que se comece a gerar energia em 2014.
(Matéria da Ascom - SFI)

Nenhum comentário: