quarta-feira, 16 de março de 2011

Ferrous capacita professores de comunidades próximas ao Terminal Portuário de Presidente Kennedy


Programa Conviver oferece consultoria pedagógica e promove a pesquisa no ambiente escolar sobre os elementos que compõem a realidade local

Professores das redes municipal e estadual de ensino dos municípios de São Francisco do Itabapoana (RJ), Marataízes (ES) e Presidente Kennedy (ES) participam do curso para professores do Programa Conviver, promovido pela Ferrous Resources do Brasil. A iniciativa tem como objetivo promover a pesquisa na escola sobre os diversos elementos que compõem a realidade local, entre eles o Terminal Portuário da Ferrous e a economia da região.

Para isso, o Programa Conviver conta com uma consultoria pedagógica que aborda o tema sob as perspectivas da história, geografia, ecologia e metodologia de projetos. A proposta é incentivar o professor a desenvolver, junto com os alunos, projetos pedagógicos, fundamentados na pesquisa, sobre questões do cotidiano em relação à cidade onde vivem. Para as instituições de ensino participantes, o programa oferece material de apoio como cartilha, CDs, dentre outros instrumentos.

O curso para os professores parceiros do Programa é a primeira atividade prevista para este ano. Os professores contarão, ainda, com encontros de acompanhamento pedagógico, visitas de campo e uma mostra pública de todos os projetos desenvolvidos. O Programa Conviver tem por objetivo promover a reflexão, a construção de conhecimento e a mobilização social. Para a Ferrous, essas são etapas imprescindíveis para a transformação da realidade, em prol de uma relação sustentável com o meio ambiente.

A capacitação foi realizada nos dias 2 e 3 de março em seis escolas de São Francisco de Itabapoana, na secretaria municipal de Educação. Nos dias 16 e 17 de março serão qualificados, no Auditório da Secretaria de Presidente Kennedy, professores de seis instituições do município. As capacitações serão concluídas em abril, quando ocorrerá a qualificação de professores de Marataízes.

Programa Conviver – O Programa Conviver reúne todos os projetos de responsabilidade social da Ferrous. Além do curso para professores, a empresa mantém na região o programa de alfabetização. Por meio da parceria com o Instituto Paulo Freire, a Ferrous pretende capacitar jovens e adultos em Presidente Kennedy e São Francisco de Itabapoana, municípios onde a taxa de analfabetismo chega a 24%. Na primeira fase do projeto, o Instituto oferecerá formação inicial e continuada a 50 educadores e cinco coordenadores selecionados nas comunidades locais. Essa equipe será responsável pela alfabetização de até 1 mil pessoas, entre pescadores, agricultores rurais, catadores de caranguejos e quilombolas.

Escolas inscritas e participantes

São Francisco de Itabapoana: Escola Municipal Ilda Muylaert Machado, Escola Municipal Manoelina de Souza Rodrigues, Escola Municipal Abelino José de Souza, Escola Municipal Maria Estelita de Araújo Crespo, Escola Municipal Anibal Abreu, Escola Municipal Edson Ferreira Bento.

Presidente Kennedy: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Salvador, Escola Municipal de Ensino Fundamental Vilmo Ornelas Sarlo, Escola Municipal de 1º grau de Jaquera "Bery Barreto de Araújo", Escola Municipal Pluridocente Jibóia, Escola Municipal de Ensino Fundamental Orci Batalha, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Presidente Kennedy.

Wagner Concha – Assessoria de Comunicação Ferrous

Nenhum comentário: