sábado, 26 de março de 2011

Ministro da Saúde elogia ações de Campos e anuncia parcerias

Rosinha recebe o Ministro da Saúde em Campos dos Goytacazes.


Por Kamilla Uhl

“O projeto piloto de imunização de Campos é referência para o país e serve de base para outras cidades. É importante que tenhamos o programa de Campos como exemplo para que seja aplicado em todo o Brasil. A cidade está dando um passo à frente em defesa da vida e da proteção às nossas crianças”. A constatação foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que foi recebido neste sábado (26), pela Prefeita Rosinha Garotinho; deputado federal, Anthony Garotinho; deputada estadual, Clarissa Garotinho e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.

O ministro veio à cidade para participar do lançamento oficial de implantação da vacina contra hepatite A no calendário municipal de imunização. Na oportunidade, anunciou várias parcerias na área da saúde, como a aquisição de um novo acelerador linear, equipamento usado nos procedimentos de radioterapia para o tratamento de câncer. O ministro visitou, na secretaria de Saúde, a Coordenação de Assistência Odontológica e garantiu, ainda, que vai apoiar e agilizar o andamento do projeto para transformar a unidade em Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

- Estou reafirmando meu compromisso de incluir Campos entre os municípios que terão atualizados os equipamentos de radioterapia. Também vamos implantar, nas cidades do interior, centros especializados para o tratamento do câncer, a fim de garantir que o tratamento possa ser feito ainda no início. O que está sendo feito aqui, muito corretamente, nos ajuda a tomar decisões – disse o ministro, reafirmando que nenhuma outra cidade do país oferece vacinas tão importantes, de graça, através do Sistema Único de Saúde (SUS), referindo-se à vacina antipneumocócica 13-valente e às vacinas contra varicela e HPV, além da hepatite A.

Quanto ao CEO, Padilha lembrou que o projeto já foi enviado para a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil e será analisado em reunião da Comissão Intergestorial Bipartite (CIB) em 5 de abril. “(Anthony) Garotinho já tinha falado comigo a respeito do projeto do CEO. Vamos cuidar dele pessoalmente, assim que o projeto chegar em Brasília, pois é um desejo antigo da Prefeita Rosinha”, observou Padilha.

- Vamos analisar de perto os impactos da vacina contra hepatite A na população. O projeto de Campos representa uma ajuda muito importante e vai nos auxiliar a implantar um programa semelhante em outros estados, fazendo com que o Brasil chegue mais rápido ao sucesso planejado. Campos é um parceiro e vamos continuar fazendo acordos para garantir uma saúde cada vez melhor para a população. É muito bom ser convidado para participar de iniciativas como esta para lançar programas que vão salvar vidas – ressaltou o ministro.

Agenda – Padilha desembarcou às 9h30 no Aeroporto Bartholomeu Lizandro e foi recebido pelos secretários e diretores de autarquias municipais, além de vereadores e representantes da população civil. Em seguida, participou do lançamento da vacina no Centro de Saúde de Guarus Dr Henrique Oliveira. Ele realizou, ainda, visitas técnicas no Hemocentro Regional, na Secretaria Municipal de Saúde e no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura.

Primeira beneficiada - Adrielly Pessanha de Almeida, 2 anos, foi a primeira criança do município a ser beneficiada pela nova estratégia de vacinação. Ela recebeu a 1ª dose durante o lançamento oficial e foi vacinada pelo vice-prefeito, Dr Chicão. A mãe de Adrielly, a vendedora Ana Paula Crespo Pessanha, agradeceu por estar fazendo parte desse momento histórico para o país. “Nunca vi isso em lugar nenhum”, afirmou. (Site da prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel,constantemente leio seu Blog e o acho muito interessante. Só estranho, você não postar uma linha sobre as denúncias que são levantadas pela Câmara Municipal de São João da Barra em relação a CPIs que estão em andamento em SJB.