sexta-feira, 13 de maio de 2011

A sexta-feira 13 dos blogueiros: blogs sofrem pane



A semana foi de azar para blogueiros de todo o mundo. Coincidências a parte, justamente em meio a uma sexta-feira 13 todos os blogs hospedados no Blogger, empresa pertencente ao Google e que usa o domínio blogspot, ficaram com os serviços prejudicados após uma pane. A empresa realizou uma manutenção de rotina de uma hora de duração, na quarta-feira (11), o que deixou os blogs em modo ready-only (somente leitura), ou seja, sem possibilidade de novas postagens. Mas o que era para ficar apenas durante uma hora permaneceu ao longo da quinta-feira. E para piorar, nesta sexta-feira (13) as postagens feitas a partir das 19h37min de quarta-feira simplesmente desapareceram.

Em seu Twitter a Blogger deu as explicações e pediu desculpas pelos transtornos. “Nossas sinceras desculpas. Trabalhamos duro para restaurar o serviço, e sua lealdade”, diziam vários posts.

O sistema de blogs foi um dos primeiros no mundo, desde 1999, e vinha sofrendo com ataques de mensagens de spam em comentários. Mesmo com esses problemas, o Blogger não havia ficado fora do ar normalmente por cerca de cinco horas, como é o caso de serviços como o Tumblr.

Serviço comprado pelo Google em 2003, o Blogger popularizou o uso de blogs junto com o Wordpress. Embora seja conhecido por não ter tantas opções de customização, o serviço estava sendo incrementado recentemente com recursos de edição de design e medição de audiência.


O Blogger se desculpou com seus clientes no twitter.

Nenhum comentário: