segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ex-catadora de caranguejo de Gargaú que virou bióloga terá um encontro com Fátima Bernardes

O Blog foi a Gargaú, na tarde desta segunda, 16,  conhecer a história de Marina Silva, ex-catadora de caranguejo dos manguezais de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (RJ), que encarou o desafio de um vestibular, e realizou seu sonho. Seu feito acabou despertando interesse da grande mídia e,  nesta terça-feira, 17, ela viaja ao Rio de Janeiro onde participa, a convite da rede Globo, do programa "Encontro com Fátima Bernardes", às 10h30.




Para chegar até nossa reportagem Maria Silva atravessou o canal de canoa com o marido. Ao fundo a casa onde mora: contato diário com a natureza.

Marina Silva é mais que um exemplo para  a comunidade onde vive e um caso de sucesso do ensino a distância. Através do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro, Cederj, polo São Francisco de Itabapoana (RJ),  a ex-catadora de caranguejo superou as adversidades da vida e recentemente passou em um concurso público do Estado.

Ainda graças ao seu esforço, se formou em biologia, e diz que apesar das conquistas quer continuar morando próximo ao manguezal. "Não dispensaria este privilégio de conviver com a natureza. Afinal, hoje sou uma bióloga e nada melhor do que viver próximo da natureza", diz.

Uma pessoa de família humilde que sempre pensou em estudar

"A minha dificuldade, sempre foi a situação econômica", diz Marina Silva. De família muito humilde, Marina se emociona ao relembrar o passado.

"Cheguei a passar fome e sentir frio de doer os ossos. Mas sempre quis estudar, apesar de minha família não poder me proporcionar isso, além do mais tinha que trabalhar para ajudar meus irmãos. Depois que me casei tive uma vida toda ligada a atividade da pesca, confeccionando redes com meu esposo, catando caranguejo no manguezal e cuidando dos filhos e da casa", conta.

Mesmo assim, Marina Silva, depois de muito esforço, conseguiu na escola pública de Gargaú (Escola Estadual Ercília Muylaert de Menezes) concluir o ensino fundamental.
 
"Depois, como em Gargaú ainda não existia o ensino médio, parei de estudar. Somente após 20 anos, em 1997, quando o ensino médio chegou a Gargaú, é que voltei a escola e consegui o diploma",diz.
 
Segundo Marina Silva, quando estava no ensino médio, alguém falou sobre um pré vestibular social em São Francisco. Foi neste momento de oportunidade que, ao visitar o Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, incentivada pela direção do Ensino a Distância, então decidiu fazer o pré-vestibular.

"Foi muito  cansativo, já que continuava trabalhando sem parar nas obrigações de esposa, mãe e dona de casa. Mas fui em frente: no sábado passava o dia todo fazendo o pré-vestibular, foi quando surgiu a possibilidade do curso de  biologia", diz.

Com ajuda do marido, ela vem de canoa ao nosso encontro.
Segundo Marina, ou ela estava trabalhando, estudando ou dormindo. Assim  era a rotina dessa vencedora.

Atualmente frequenta a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), e, nesta terça-feira, Marina Barreto Silva participa de um programa em rede nacional, quando todos vão conhecer a história de uma lutadora que como brasileira não desiste nunca, apesar das adversidades da vida.

Parabéns Marina, e obrigado por nos receber e conceder esta entrevista. Quando retornar do Rio de Janeiro, passe aqui na Rádio São Francisco e conte como foi sua experiência, ao ser entrevistada por uma das mais competentes jornalistas e apresentadora da televisão brasileira. Estamos orgulhosos por você.   
A casa, ao fundo da paisagem, onde mora Marina Silva com a família.



O apoio do marido foi fundamental, diz Marina Silva.


10 comentários:

lucia@pinokio.org.br disse...

Que história bonita e comovente. Parabens Marina e espero que voce sirva de exemplo a muitos jovens do nosso Municipio. Vou tentar te ver na televisão hoje.
Lucia

Unknown disse...

Que belo exemplo!! A história dessa guerreira, me dá mais incentivo a voltar a estudar e concluir meu ensino médio.Ela mostrou que é possível recomeçar sempre, PARABÉNS MARINA! PARABÉNS PAULO NOEL pela reportage m!!!

Apolo disse...

Meus sinceros parabéns Marina, é muito bom ver uma pessoa de origem humilde lutar e vencer. Vá em frente, porque voce é um exemplo de uma vida vitoriosa. Desejo do fundo do coração; muito sucesso pra voce e que voce alcanse muito mais. A vida é cheia de desafios, mas só os lutadores vencem, e voce é uma vencedora, um forte abraço e muita felicidade pra voce e toda sua familia.

Maenilse disse...

Marina é motivo de orgulho para nós sanfranciscanos...é exemplo pra todos aqueles q encontram dificuldade em tudo!! Dei aula pra Aline filha dela q também é muito estudiosa e einteligente!

Sucesso Marina


Maenilse Gonçalves

Anônimo disse...

GRAÇAS A DEUS DESCOBRIRAM ESTA HISTORIA LINDA QUE TEMOS NO NOSSO MUNICIPIO ONDE MUITOS NÃO CONHECEM!!ENTRE MUITAS COISAS RUINS TEM ACONTECIDO EM NOSSO MUNICIPIO UM COISA TERIA QUE ACONTECER.
ESTA SENHORA TEM UM EXMPLO ESCOLAR QUE JA ERA CONHECIDA NAS FACULDADE DE CAMPOS,ONDE FIZ MINHA MONOGRAFIA NO CURSO DE BIOLOGIA CONTANDO A HISTORIA DAS CATADORAS DE CARANGUEJO DE GARGAU ONDE TODOS FIRAM ADMIRADOS COM A HISTORIA DELA.ELA MERECE!!!NOSSO MUNICIPIO E RIO MAIS NINGUEM DAR VALOR!!!QUEM SABE AGORA NOSSO POVO CONHEÇA A HISTORIA DO NOSSO LUGAR!!!

Helinho disse...

Parabéns a Sra. Marina pela vitória pessoal! Que Deus abençoe e que ela possa exercer sua profissão, lutando para que o nosso mundo seja melhor.

Anônimo disse...

um caso deste não especial para nossas crianças, jovens e adultos ningeum dar IMPORTANCIA como por exemplo nunhum comentario se fosse assunto de politicos teria uma montanha de comentarios!!!ESSE e nosso cidade sem cultura!!!

Anônimo disse...

ENTAO MINHA GENTE VAMOS EMOTIVAR NOSSAS HISTORIAS BOAS DE NOSSA CIDADE PORQ QUANDO E NOTICIA RUIM TODOS COMENTAM!!!

Anônimo disse...

parabens !!!! é maravilhoso ver pessoas que tem um sonho ,corre atras não desiste e conquista !!!é gratificante ler e conhecer historias de vida de pessoas assim ,essa moça ja tem nome de guerreira marina silva ! que seja exemplo pra que outras pessoas ,estudem !! parabens saude ! felicidades
claudia birenbaum

katia r. e. lopes disse...

Olá, Marina sua história é nosso exemplo de garra e força de vontade. Vou usar seu exemplo com meus alunos em São João de Meriti. Você é uma dessas pessoas que vão revolucionar esse mundo .PARABÉNS BJ KATIA
kellopes@ymail.com