sexta-feira, 8 de março de 2013

Reunião em SFI define implantação dos cursos do Pronatec



São Francisco de Itabapoana está próximo de implantar os cursos que fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Governo Federal. A expectativa é que se inicie neste semestre. Nesta primeira etapa serão oferecidos 10 cursos totalmente gratuitos.

Para discutir os preparativos para implantação dos cursos foi realizada na manhã desta sexta-feira (08/03), na Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Carrapato (AMPROAC), uma reunião com a presença da subsecretária de Promoção Social, Renata Soares Silva, da sociedade civil organizada e do coordenador de Extensão do CCTA da Universidade Estadual Fluminense (UENF) e doutor em Zootecnia, Luiz Castillo.

O PRONATEC tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa oferece mais de 400 cursos. Todos são certificados com carga horária que, dependendo da formação, gira em média de 160h.

Durante a reunião ficou decidido, ainda, o processo de inscrição e a escolha do local para serem ministradas as aulas. Quem desejar maiores informações deve se dirigir à secretaria de Promoção Social, das 8h às 17h, ou às sedes da AMPROAC, e da Associação dos Moradores da Praia de Santa Clara (AMPRASC), todas as terças-feiras, das 13h às 16h, ou à 1ª Igreja Batista de Barra do Itabapoana.

Castillo, que também é professor, falou da importância da formação. “O curso visa conscientizar o agricultor. O abacaxi, por exemplo, poderá ser o melhor do mundo, caso o produtor queira. Basta apenas saber utilizar as técnicas necessárias. A UENF vai ensinar essa técnica. O que queremos é capacitar, pois sabemos que conhecimento é a maior riqueza de todo homem”, salientou o professor.

Depois da reunião a subsecretária Renata levou doutor Castilho para o CRAS de Valão Seco onde funcionou a antiga padaria-escola no município. Castillo ficou encantado com a estrutura e pediu a implantação imediata do curso para profissionalizar o maior número de interessados nesta área.

- O que depender da iniciativa da secretaria de Promoção Social será feito - confirmou a subsecretária.

Segue a relação dos primeiros cursos a serem ministrados:

Embutidos e Defumados;
Confeiteiro;
Horticultor Orgânico;
Inglês aplicado e Serviços Turísticos;
Agricultor Agroflorestal;
Agricultor Familiar;
Agricultor Orgânico;
Informática;
Frutas, Hortaliças e Plantas Aromáticas, processadas por secagem e desidratação;
Produtor de queijos.

Ascom

Nenhum comentário: