segunda-feira, 22 de abril de 2013

Município de São João da Barra terá seu Portal da Transparência



O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) assinou nesta sexta-feira (19) o termo de adesão do município ao Programa Brasil Transparente, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU).  Com isso, o município atende os dispositivos da lei 10.527, a Lei de Acesso a Informação, e terá em breve o seu Portal da Transparência.  O ato, que encerrou o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública da CGU, contou com a presença do deputado federal Hugo Leal (PSC), dos secretários e de vereadores.

Neco ressaltou a importância da transparência no poder público e enfatizou a participação da sociedade na formação de um governo atuante.

- O poder público precisa ser transparente e dialogar com a sociedade. O Portal da Transparência é um instrumento novo, de controle social. Essa assinatura é um anseio realizado, que vai beneficiar a todos, tanto o governo, quanto a sociedade. Muito em breve, o nosso município terá o seu Portal – disse.

O deputado federal Hugo Leal (PSC), parabenizou o prefeito Neco pela assinatura do termo de adesão.

- Neco, você está de parabéns por estar sempre buscando o melhor para o seu município. Além da qualificação dos servidores, através do curso da CGU, você coloca a transparência como meta.  Isso é muito importante – ressalta.

Curso-  São João da Barra sediou durante toda semana as oficinas do Programa Fortalecimento da Gestão Pública da Controladoria Geral da União. O evento visou proporcionar a melhoria e a eficácia dos processos de gestão e controle das prefeituras. Assim como São João da Barra, participaram os municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Natividade. Vários temas foram debatidos como o Controle Social e o Portal da Transparência, as Leis de Acesso a Informação e Responsabilidade Fiscal, assim como a Legislação Aplicada a Servidores Públicos. Palestras sobre Licitações e Contratos e Convênios também foram incluídas na grade de programação do evento. (Ascom SJB)

Um comentário:

Rádio São Francisco disse...

Recebemos hoje, 22-04-13, e-mail do internauta Roberto Vinagre comentando sobre Portal da Transparência.

Caro Paulo Noel! estão tentando a qualquer custo esconderem ao máximo a criação de portal de transparência em municípios de todo país. abaixo segue Qualquer dúvida favou buscar informação no google.
A Lei Complementar 131/2009, mais conhecida como Lei da Transparência, criada pelo senador amapaense João Capiberibe (PSB) acrescentou dispositivos à Lei nº 101/2000, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira.

Dessa forma, a implantação do Portal da Transparência pelos municípios com até 50 mil habitantes inspira em 27 de maio de 2013. Na prática, o acesso aos dados como folha de pagamento, direciona para o alcance de outros direitos, como melhorias na saúde, na educação, na segurança e demais áreas.

Os gestores públicos terão imediatamente que efetuar um planejamento para atender a Lei 131/2009. A alegação que a prefeitura não possui mão de obra qualificada para atendê-la não será desculpa.

Para aqueles que insistem que já possui um “portalzinho” que atende parte das exigências da referida Lei e que o planejamento para elaboração do Portal Transparência Público será feito posteriormente se darão mal. Estas informações são um direito da sociedade brasileira e, por isto mesmo, deve estar atenta e cobrar a divulgação de todos os dados e informações administrativas.

A prefeitura que não cumprir a determinação pode ter os repasses da União suspensos e os gestores podem responder a processos por improbidade administrativa.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp131.htm