quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ações na área da pesca definidas durante visita de secretário de Estado a São Francisco de Itabapoana

Um termo de cooperação técnica será firmado entre a prefeitura de São Francisco de Itabapoana e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) para que sejam desenvolvidas no município ações direcionadas ao setor pesqueiro.

 Entendimentos nesse sentido aconteceram na manhã desta quinta-feira (26/09) durante encontro na sede da prefeitura entre o secretário Felipe Peixoto e o prefeito Pedrinho Cherene.

As prioridades são para um levantamento estatístico, para que possa ser traçado um diagnóstico da produção pesqueira, e a realização de cursos de beneficiamento do pescado. As iniciativas deverão ser postas em prática ainda em 2013 e têm foco no potencial pesqueiro do município, que conta atualmente com 1.800 pescadores inscritos na Colônia de Pescadores Z-1 e cerca de 450 embarcações em atividade.

O trabalho de estatística, pelo acordo de cooperação técnica, terá supervisão e metodologia da Sedrap com dados coletados por profissionais do município. O objetivo é levantar todas as informações da produção pesqueira de São Francisco, que passará a constar em uma publicação do Governo do Estado como dados oficias. Desta forma, poderão ser norteados investimentos e ações para o setor.

O Secretário destacou a relação do município com a pesca e acenou com a possibilidade de outras iniciativas, incluindo subsidio no óleo diesel para os barcos de pesca, linha de crédito para a classe pesqueira e implantação do programa Saúde e Segurança do Pescador, desenvolvido por meio de parceria com a Federação Instituto de Pesca do Estado do Rio e Janeiro (FIPERJ) e com o Ministério do Trabalho e Emprego.

– São Francisco tem um potencial já reconhecido na área de pesca e essa parceria junto à Sedrap é um grande reforço para que possamos alavancar ainda mais esse setor, que hoje é o responsável pelo sustendo de muitas famílias em nosso município. O encontro foi uma oportunidade, também, para que pudéssemos fazer outras reivindicações pertinentes ao segmento pesqueiro – destacou o prefeito Pedrinho Cherene.

Ainda em São Francisco de Itabapoana, o secretário Felipe Peixoto, juntamente com o prefeito Pedrinho Cherene, visitou uma indústria de processamento de pescado na praia de Guaxindiba, que emprega hoje 35 pessoas no município.

Acompanharam a visita o vice-prefeito Amaro Barros, o coordenador de Instituições Regionais da Sedrap, Henrique Guitton, a Secretária do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira e o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Edmar Henriques. A Colônia de Pescadores Z-1 esteve representada pelo presidente José Geraldo Soares e pela tesoureira Diviane Chagas. (Ascom)

Nenhum comentário: