Premag e Imbeg, atuarão em forma de consórcio, denominado consórcio Ponte Paraíba do Sul.
Empresas terão um ano para realização e conclusão da obra,
orçada em R$ 137 milhões.
Agora é oficial. Foi divulgado na tarde desta quarta-feira
(09/10) o nome das duas empresas vencedoras que atuarão em consórcio durante as
obras da Ponte João Figueiredo. A Imbeg - Imbé Engenharia Ltda e a Premag -
Sistema de Construções Ltda, terão, a princípio, um ano para realização e
conclusão da obra, orçada em R$ 137 milhões. A construção é um sonho antigo
tanto dos moradores de São João da Barra quanto de São Francisco de Itabapoana,
cidades que passarão a estar interligadas.
Segundo a assessoria institucional da Imbeg, a empresa e a
Premag atuarão em forma de consórcio, denominado consórcio Ponte Paraíba do
Sul, cujo percentual ficou em 50% para cada uma das vencedoras. O resultado,
que saiu às 14h30 desta quarta, será publicado em Diário Oficial do Estado nos
próximos dias.
Esta foi mais uma etapa do processo licitatório para
construção da ponte. A licitação para obra aconteceu no último dia 18 de agosto
deste ano.
Das 30 empresas inscritas para participar do processo
licitatório, apenas três apresentaram proposta. De acordo a assessoria da
Imbeg, algumas não eram aptas para realização das obras. A licitação (modelo de
menor preço) chegou a ser adiada por três vezes. Por duas vezes, o Tribunal de
Contas do Estado (TCE) pediu vistas ao processo para examinar o edital,
determinando algumas alterações no mesmo.
Após a publicação da ata da reunião desta quarta-feira, será
contado um prazo de no máximo 30 dias para assinatura do contrato, emissão da
ordem de serviço pela Secretaria de Estado de Obras (Seobras) juntamente com o
Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RJ) e nomeação da Comissão de
Fiscalização da Obra.
A PONTE
Uma obra estrutural para a região em termos de logística que
vai beneficiar todo Norte Fluminense, a Ponte João Figueiredo terá pouco mais
de 1.344 metros de extensão por 16,20m de largura englobando duas faixas de
rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre. O projeto atual
substitui o original, que teve início em 1981, mas foi paralisado por questões
ambientais. A ponte vai encurtar o caminho entre os municípios de São João da
Barra e São Francisco de Itabapoana em aproximadamente 100 quilômetros.
Os pilares da nova obra serão construídos no entroncamento
da BR-356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu. Como os pilares
antigos não puderam ser usados, a ponte ficará na direção do trevo que dá
acesso ao Complexo Portuário. Haverá a desapropriação de terras até a margem do
Rio Paraíba do Sul, que é por onde a ponte passará. (Do
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