quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Premag e Imbeg vencedoras da licitação da Ponte João Figueiredo

Premag e Imbeg, atuarão em forma de consórcio, denominado consórcio Ponte Paraíba do Sul.

Empresas terão um ano para realização e conclusão da obra, orçada em R$ 137 milhões. 


Agora é oficial. Foi divulgado na tarde desta quarta-feira (09/10) o nome das duas empresas vencedoras que atuarão em consórcio durante as obras da Ponte João Figueiredo. A Imbeg - Imbé Engenharia Ltda e a Premag - Sistema de Construções Ltda, terão, a princípio, um ano para realização e conclusão da obra, orçada em R$ 137 milhões. A construção é um sonho antigo tanto dos moradores de São João da Barra quanto de São Francisco de Itabapoana, cidades que passarão a estar interligadas.

Segundo a assessoria institucional da Imbeg, a empresa e a Premag atuarão em forma de consórcio, denominado consórcio Ponte Paraíba do Sul, cujo percentual ficou em 50% para cada uma das vencedoras. O resultado, que saiu às 14h30 desta quarta, será publicado em Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Esta foi mais uma etapa do processo licitatório para construção da ponte. A licitação para obra aconteceu no último dia 18 de agosto deste ano.

Das 30 empresas inscritas para participar do processo licitatório, apenas três apresentaram proposta. De acordo a assessoria da Imbeg, algumas não eram aptas para realização das obras. A licitação (modelo de menor preço) chegou a ser adiada por três vezes. Por duas vezes, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pediu vistas ao processo para examinar o edital, determinando algumas alterações no mesmo.

Após a publicação da ata da reunião desta quarta-feira, será contado um prazo de no máximo 30 dias para assinatura do contrato, emissão da ordem de serviço pela Secretaria de Estado de Obras (Seobras) juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RJ) e nomeação da Comissão de Fiscalização da Obra.

A PONTE
Uma obra estrutural para a região em termos de logística que vai beneficiar todo Norte Fluminense, a Ponte João Figueiredo terá pouco mais de 1.344 metros de extensão por 16,20m de largura englobando duas faixas de rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre. O projeto atual substitui o original, que teve início em 1981, mas foi paralisado por questões ambientais. A ponte vai encurtar o caminho entre os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana em aproximadamente 100 quilômetros.


Os pilares da nova obra serão construídos no entroncamento da BR-356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu. Como os pilares antigos não puderam ser usados, a ponte ficará na direção do trevo que dá acesso ao Complexo Portuário. Haverá a desapropriação de terras até a margem do Rio Paraíba do Sul, que é por onde a ponte passará. (Do

Site Ururau)

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