sexta-feira, 5 de junho de 2015

Católicos comemoram Corpus Chisti em São Francisco de Itabapoana

Moradores da paróquia de São Francisco de Paula acordaram cedo para a confecção dos tapetes ornamentais. (Confira aqui as imagens dos tapetes ornamentais)

Desde as primeiras horas da manhã, de quinta-feira, 4, crianças e jovens já estavam na praça de São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana preparando os tapetes ornamentais em homenagem a Corpus Chisti. A exemplo do ano passado, este ano, os tapetes foram confeccionados na Praça de São Francisco de Paula onde ocorreu a procissão. Além da paróquia de São Francisco também a paróquia de Barra do Itabapoana participou naquela localidade com lindos tapetes. 


Cerca de 28 comunidades pertencentes a paróquia, compareceram. Vieram moradores de dezenas de localidades. Utilizando sal grosso, serragem, corantes e muita criatividade, os fiéis confeccionaram lindos tapetes, num trabalho de arte que encantou a todos que lá compareceram.

O que significa Corpus Chisti.

Segundo o padre Lucas Mendes em entrevista ao Blog e à Rádio São Francisco FM, Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

“A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia”, diz.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. Confira mais aqui as imagens dos tapetes ornamentais confeccionados em São Francisco de Itabapoana.



Nenhum comentário: