A meta é combater os crimes de roubo, furto e receptação.
O secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, publicou nesta segunda-feira (1/6) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro uma resolução que permite o bloqueio de aparelhos a partir de notificação da Polícia Civil junto às operadoras de telefonia móvel celular.
A medida visa reduzir os crimes de roubo, furto e receptação de aparelhos ao agilizar a comunicação de bloqueio junto às empresas de telefonia. O bloqueio do IMEI (International Mobile Equipment Identify) impossibilita definitivamente a utilização do aparelho roubado na rede das operadoras.
Para isso, basta que o proprietário informe o número do IMEI, do seu celular ou tablet, no momento do Registro de Ocorrência. Esse código de identificação está localizado no aparelho, na nota fiscal ou na embalagem.
E pode ser conhecido também pelo usuário ao digitar *#06# no seu aparelho. Mesmo desconhecendo essa numeração, a autoridade policial terá até 72 horas para efetivar o bloqueio juntos as operadoras.
Essa iniciativa partiu do secretário de Estado de Segurança e do chefe de Polícia Civil após se reunirem com representantes de todas as operadoras.
Todas foram favoráveis à medida.
Após esta publicação, a Polícia Civil deve proceder com a regulamentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário