terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mutirão contra Dengue em São Francisco

A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana iniciou nesta segunda-feira (09), um mutirão contra a dengue em todo o município. O mutirão conta com 77 agentes para fazer o trabalho focal e é uma operação em conjunto de agentes comunitários (PACS), equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e agentes sanitários.

Os agentes vão atuar em dois dias da semana, sempre as segundas e sextas-feiras, mas no período de alta temporada as ações serão concentradas nas praias também durante os fins de semana. “Temos que aproveitar o verão porque encontramos um maior número de casas abertas. Vamos trabalhar até nos fins de semana”, informou o secretário de saúde, Flávio Adérito Ferreira.

O coordenador da equipe de Combate a Dengue, José Carlos Amâncio, informou que o objetivo é atender uma localidade por semana. “Quero cobrir uma localidade por semana. Mas, só vamos passar para outro bairro depois de ter coberto toda a área do primeiro”, garantiu Amâncio.

Cada agente recebeu uma bolsa contendo entre outros itens, veneno para os mosquitos e panfletos informativos. Nas áreas de grandes alagamentos será intensificado o trabalho do carro fumacê.

O trabalho nesta segunda-feira (09), começou pela praia de Santa Clara. Nas próximas semanas passarão por Guaxindiba, Gargaú, Praça João Pessoa, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra e Centro.

4 comentários:

Anônimo disse...

querido Paulo Noel, como Agente Comunitário de Saúde gostaria de agradecer a Rádio São Francisco pelo trabalho informativo que exerce com idoneidade e competência. Aproveito apenas para fazer uma pequena correção: nas bolsas dos agentes entre outros itens estão larvicida (que combate apenas as larvas do mosquito em um de seus primeiros estágios, que é onde ela se alimenta)http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/voxscientiae/img/dengue.gifImportante ressaltar que após atingir o estágio de pupa (parecendo um girino) o larvicida não faz mais nenhum efeito pelo fato da pupa não se alimentar sendo seu próximo estágio o mosquito adulto, só sendo atingido por inseticidas que, quando usados matam não só os mosquitos como também outros insetos importantes para equilíbrio ecológico e pássaros. Portanto o melhor que se tem a fazer é não permitir o acumulo de água limpa parada para que se permita que o Aedes ponha seus ovos e prolifere! Dengue mata! Um Abraço! Raquel Miranda: Agente Comunitário de Saúde - São Francisco

Anônimo disse...

Seria interessante que o Fumacê passasse com mais frequencia no centro da cidade,pois os mosquitos nos incomoda diariamente,e que o agente faça a visita pelo menos mensal,pq esse procedimento está tendo intervalo de meses entre uma visita e outra.

Anônimo disse...

respondendo à observação de Anônimo: Quando o "fumacê" passa com mais freqüência, mata não só o Aedes, mas pássaros, e insetos importantes ao equilíbrio ecológico.Atualmente não foram detectados focos especificos do Aedes aegipty (fundamental transmissor da Dengue e Febre Amarela), sendo a maior incidência de infestação de mosquitos comuns (pernilongo). Os Agentes visitam as residências em forma de mutirão num intervalo de dois em dois meses (período este que estão atendendo outras localidades do município) e assim retornam ao início da rota. Vale lembrar que o larvicida nesse período (60 dias)continua fazendo efeito, assim a localidade não estará descoberta no período que os agentes estão trabalhando em outra localidade.

Anônimo disse...

Paulo Noel, queria aproveitar também esse espaço para fazer um apelo à população o de São Francisco na observação das suas caixas d'água e piscinas...Como agente comunitário tenho visto em muitos lugares piscinas vazias descobertas e caixas d'água sem tampa, bem com algumas borracharias do município que insistem em deixar à céu abertos os pneus...Combater a Dengue precisa ser visto como responsabilidade de cada um! Estamos em uma nova fase, com muitos projetos para a melhoria da saúde e qualidade de vida do município porém, nós como cidadãos também precisamos fazer nossa parte, para que São Francisco tenha mesmo uma nova história!Nossa responsabilidade não acabou nas urnas!Ela apenas começou! Somos peças fundamentais para que tudo o que foi planejado tenha sucesso!!!Não acumule água limpa,mantenha as caixas d'água, laões de lixo,etc. devidamente tampados. Não permita que pneus fiquem expostos ao tempo para que sirvam de depósitos de água. Ame sua cidade! Quem ama cuida! POr favos, se vc achar que deve, publique esse meu comentário. Um abraço!! Raquel