sexta-feira, 9 de abril de 2010

SJB entrega obras durante a Festa de Nossa Senhora da Penha


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, percorrerá, no próximo domingo, a partir das 13h, as obras de calçamento de diversas ruas na praia de Atafona, que homenageia, até segunda-feira, a padroeira Nossa Senhora da Penha. Seguindo a programação, a prefeita irá inaugurar a sede própria do Programa Saúde da Família (PSF) e o núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ambos no bairro do Carrapicho, também em Atafona.

As obras de pavimentação abrangem cinco ruas nas imediações da igreja de Nossa Senhora da Penha, totalizando 1.025 metros de extensão. Com valor de R$ 1,4 milhão, o investimento contempla outras três ruas a serem pavimentadas também na região central de Atafona. Outras oito ruas com trabalho de pavimentação já concluído, também serão visitadas pela prefeita.

Funcionando 40 horas por semana, o pólo do PSF atende a aproximadamente 800 famílias no Bairro do Carrapicho e arredores, com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde. O programa é desenvolvido através de uma estratégia básica, com visitas domiciliares e cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS).

— O município possui três pólos do PSF e iremos inaugurar, em breve, mais três, sendo um na sede do município, um em Cajueiro e outro no Açu. O foco é na atenção básica passando pela prevenção, tratamento, cura e reabilitação. É uma visão dentro de um todo no contexto familiar — explica a secretária de Saúde de São João da Barra, Lúcia Regina Machado Pessanha, lembrando que o novo espaço físico no Carrapicho conta com consultórios, salas para vacina e curativo, farmácia e recepção dentre outras dependências.

O Pólo do Peti irá atender inicialmente 34 crianças da comunidade com atividades sócioeducativas e recreação. Serão duas turmas, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. “O intuito é preencher o espaço ocioso das crianças resgatando a cidadania, além de proporcionar a inclusão social às famílias”, ressalta o secretário de Promoção Social de São João da Barra, José Amaro Martins, Neco. Atualmente, 420 crianças, com idade inferior a 16 anos são beneficiadas pelo programa, em 17 pólos espalhados pelos seis distritos do município.

Secom(SJB) - Carla Cardoso/Fabrício Berto/Maurício Barreto

Um comentário:

Anônimo disse...

so em são francisco que nada acontece ta tudo parado,por que será?