A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana vai realizar neste sábado (10), o “Dia D” contra o vírus da Influenza A (H1N1). Jovens de 20 a 29 anos e grávidas em qualquer idade podem se vacinar em qualquer posto de saúde, das 8h às 17h. A terceira etapa da vacinação, que começou nesta segunda-feira (05), vai até dia 23 de abril.
Anteriormente foram vacinados, em todo o país, os profissionais da saúde, índios, crianças de seis meses até dois anos incompletos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a imunização de quatro grupos: profissionais de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro ampliou para outros três grupos: crianças de seis meses a dois anos incompletos, adultos de 20 a 29 e de 30 a 39.
Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Os critérios para definição dos públicos levaram em conta as recomendações da OMS, baseadas nos dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e na experiência em países do hemisfério norte, no ano passado. O Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas.
De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, dentre as reações à vacina as que vêm ocorrendo com maior freqüência são febre baixa e diarréia. A única contra-indicação é para pessoas alérgicas a ovo ou com febre alta.
Ascom-SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário