sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fafá de Belém se apresenta no último dia da Festa da Penha, segunda (12), em SJB

Uma das vozes mais fortes e belas da MPB, Fafá de Belém, participa de um momento especial na programação da Festa de Nossa Senhora da Penha. No dia 12, último dia de festa, às 20h30, o público vai se emocionar com a chegada da procissão com a participação da cantora entoando a “Ave Maria”, para receber a imagem. Às 21h, Fafá se apresenta no palco oficial.

Foi em 1975, que a cantora teve o primeiro grande momento de sucesso com a canção “Filho da Bahia” (Walter Queiroz), que estourou nas rádios. A música, gravada exclusivamente para a trilha sonora da novela global Gabriela, também originou um clipe no programa Fantástico, da mesma emissora. Na mesma época lançou o primeiro compacto, que continha as músicas Naturalmente (de Caetano Veloso e João Donato) e Emoriô (de Gilberto Gil e João Donato).

A partir de 1985, Fafá passou a incluir no repertório gêneros mais popularescos, como sertanejo e principalmente lambada, apesar de nessa década ela ter se consagrado como cantora romântica, de timbre grave, forte, quente, encorpado e sedutor, e ter gravado outros estilos, como forró, bolero e guarânia, emplacando um sucesso atrás do outro. Nesse caminho prosseguiu com Atrevida (1986), que vendeu um milhão de cópias graças ao sucesso da canção Memórias (Leonardo), e trouxe também Meu homem (versão da própria Fafá) e um samba-enredo (Rei no bagaço coisas da vida - de Osvaldo e Robertino Garcia, com citação de Samba do jubileu de ouro). No ano seguinte veio Grandes amores, cujo maior sucesso foi a canção Meu dilema (Michael Sullivan e Leonardo). No ano seguinte voltou à Polygram onde lançou o também criticado Sozinha, com destaque para Meu disfarce (Chico Roque e Carlos Colla).

Todos os anos, nessa data, milhares de fiéis, que como prova de devoção e fé em Nossa Senhora da Penha, vão até Atafona homenagear à protetora da localidade, primeiro núcleo de colonização efetiva do Norte Fluminense, desde 1622. Um dos cartões postais do município, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, reformada e ampliada durante diversos anos, para abrigar o crescente número de devotos, teria sido erguida como pagamento de uma promessa.

Nenhum comentário: