quinta-feira, 27 de maio de 2010

Petrobras promove palestra sobre o pré sal, em Campos


Um auditório lotado por representantes da comunidade acadêmica, lideranças sociais e sindicais, estudantes e comunidade geral assistiu, nesta quinta-feira (27), ao seminário “Os Desafios do Brasil na Era Pré Sal”, promovido pela Petrobras no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, em Campos dos Goytacazes.

Representando a Universidade Petrobras, Albino Ribeiro, falou sobre a geopolítica da energia. Ele explicou a estimativa de crescimento de 45% da demanda mundial de energia até 2030 e a realidade brasileira, cujo crescimento chegará a 122%. “Nosso País está estruturado para isso”, afirmou.

Outro palestrante foi o assessor da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Latgé (foto), que falou sobre as oportunidades para o Brasil na era pré-sal. “A energia é o elemento essencial para o desenvolvimento de uma nação”, disse Latgé. Em sua apresentação, ele explicou o que é o pré-sal e seu contexto geológico e expondo sobre os desafios operacionais e as necessidades advindas dos desafios do pré-sal para a indústria do petróleo, tais como novos equipamentos, barcos, sondas e mão de obra especializada, entre outras. Citou ainda os quatro projetos de lei propostos pelo governo federal: sistema de partilha de produção, a criação da Petro-Sal, o Fundo Social e a Cessão Onerosa.

“Essa riqueza do pré-sal é capaz, hoje, de acabar com a pobreza do nosso País. Temos que aproveitar isso”, disse a representante da Pastoral da Terra, Inez Fátima Polidoro. Para a assistente social da UENF, Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa, também presente ao evento, foi uma oportunidade única para a população: “esse assunto é muito dinâmico e interessante. Deve ser debatido por todos”, declarou

Assessoria de Imprensa da Petrobras na Bacia de Campos

Nenhum comentário: