quinta-feira, 27 de maio de 2010

TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha



Arnaldo Viana fica inelegível por três anos, diz TRE
Foto: Ururau.
.


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho por abuso do poder econômico. Ela foi beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o município pode passar por novas eleições. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário.

Por precaução, o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos e embargos, antes de convocar eleições suplementares em Campos. Caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há imediato efeito suspensivo. Isso permite que ela aguarde o julgamento do recurso no cargo, além de repassar ao TSE a decisão final sobre a possível convocação de novas eleições na cidade. Já um eventual recurso de Anthony Garotinho não produz o mesmo benefício. Apenas uma medida cautelar concedida pelo TSE pode manter a possível candidatura de Garotinho ao governo do Estado neste ano.
O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador. Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira. Houve ainda um impasse quanto ao início da contagem do prazo de inelegibilidade.

O juiz Luiz Márcio Pereira defendeu a tese de que o prazo deveria contar a partir da decisão, no que foi acompanhado pelo desembargador Nametala Jorge. Mas os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio entenderam que deve prevalecer a Súmula 19 do TSE, com a contagem a partir das eleições em que os fatos ocorreram, ou seja, em 2008. Para resolver o impasse, o juiz Luiz Márcio Pereira adotou o prazo da Súmula, o que significa que Anthony Garotinho e os radialistas Linda Mara da Silva, Patrícia Cordeiro Alves e Everton Fabio Nunes Paes estão inelegíveis ate 2011.
.

Arnalvo Viana inelegível por três anos diz TRE

O TRE-RJ tornou inelegível por três anos o candidato derrotado à Prefeitura de Campos dos Goytacazes em 2008, Arnaldo França Viana, por abuso de poder político e autoridade. Viana foi beneficiado pela contratação de funcionários terceirizados pela Prefeitura municipal, que apoiava a campanha do então candidato a prefeito. A decisão ocorreu na mesma sessão desta quinta-feira (27) que cassou a prefeita Rosinha Garotinho, além de tornar inelegíveis a prefeita e o marido, Anthony Garotinho.

Com a sentença, Arnaldo Viana não pode concorrer a cargo público até 2011, a exemplo do casal Garotinho. Pela legislação, mesmo um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral não beneficiaria Viana com efeito suspensivo, embora uma eventual concessão de medida cautelar pelo TSE possa provocar a suspensão dos efeitos da decisão. (Do site do TRE)

10 comentários:

Unknown disse...

deviam ser cassados e proibidos de aparecer pra sempre!!!!!!!!!!

Unknown disse...

TOMARA QUE NÃO CONSIGAM ARQUIRVAR O PROCESSO ADOREI!!!!TOMARA QUE SE FAÇA JUSTIÇA !!!AMEI !!!!!FORA FAMILIA DE INSENSATOS DESORDEIROS E USAM O NOME DA RELIÃO .....

Anônimo disse...

Gostaria de saber se confirma q o deputado federal Arnaldo Viana está realmente inelegível?

Anônimo disse...

Concordo com Márcia!!! Já está na hora de certos políticos aprenderem que nós, eleitores, não somos idiotas e que existe sim justiça!!!

Unknown disse...

realmente vcs, ñ sabem o que dizem!!
td ki são francisco tem através do governo estadual, foram garotinho e rosinha que conseguiram!!
E ele será o nosso governador novamente!!
esperem e verão!!!
alex.

Unknown disse...

acho que o povo hoje em dia não se deixa enganar por falsos crentes ,falsos profetas, falsos politicos ,sempre fui contra vc usar o nome da religião pra articular politica !!!chega dessa corja fora arnaldo teve 4 anos e nada fez ,garotinho só soube enriquecer ,e rosinha blá blá blá é só a sombra do marido ,chega de politicos ficha imunda !!!fora cambada de sem vergonha .....cuide da saude de vcs DEus não dorme !!!!

Anônimo disse...

Os q falam mal de Garotinho e Rosinha são os q mamavam nas tetas da prefeitura de Campos na época de Arnaldo e Mocaiber. Rosinha está sendo ótima prefeita e Garotinho será novamente governador do estado.

Unknown disse...

ESSE POVO DAKI É MUITO ENGRAÇADO !!!!NUNCA VI ISSO EM NENHUM OUTRO LUGAR!!!TEMOS 50,000 CANDIDADTOS E SOMOS LIVRES PRA DEMOSTRAR NOSSA VONTADE DE QUEM NÓS QUEREMOS VER NA PREFEITURA, GOVERNO ESTADUAL ,PRESIDENCIA ATRAVES DO NOSSO VOTO ,NÃO MORO EM CAMPOS NÃO VOTO EM CAMPOS NUNCA FIZ CONCURSO PRA PREFEITURA NEM ESTADO SOU COMERCIANTE A 20 ANOS ,NÃO GOSTO DA ROSINHA E DO GAROTINHO PELO FATO DELES ENRIQUECEREM AS CUSTAS DE UM POVO HUMILDE ,E ELE PELO FATO DE USAR O NOME DA RELIGIÃO PRA TENTAR TOCAR O CORAÇÃO DO POVO ! ODEIO QUE SE MISTUREM POLITICA COM JESUS ......AI ESSES SEM NOÇÃO VEM DIZER QUE SÓ PORQUE NÃO GOSTA DO GORVENO DESSES FULANOS TRABALHAM NA PREFEITURA A OU B !!!!!QUANTA FALAT DE Q I !!!!

Unknown disse...

outra coisa o mundo não gira em torno de emprego em prefeitura não pessoa !!!!vcs tem que aprender que cada um vota em quem quer a hora que quiser tambem podem achar que não esta fazendo um bom trabalho e criticar ,posso votar no politico a ou b e depois achar que ele não esta fazendo um bom trabalho e colocar a boca no trambone ou seja no blog !!!!!

Anônimo disse...

E você anônimo para ser um "advogado" desse porte dos seus "clientes" Garotinho e Rosinha,deve estar mamando mais ainda do que as pessoas que mamavam no governo de Mocaiber e Arnaldo.Vc faz direito?Quem sabe seje uma boa profissão para vc.Uma advocacia.

Joel de Barra