domingo, 15 de agosto de 2010

Crime ambiental na beira da Lagoa

Moto serra em ação em mais um crime contra a natureza.




.
Não consegui identificar a espécie das árvores cortadas. Porém, outra mais à frente, segundo moradores, foi plantada há cerca de 100 anos. Ambas faziam sobra às margens da Lagoa de Gargaú. A cena me chamou atenção e não resisti: parei para documentar a ação cruel contra a natureza. Não dá para passar sem se indignar. Por que cortaram as árvores que oferecem sobra nos dias ensolarados na beira da lagoa? Conversei com vários moradores e ninguém soube explicar. Lamentável.

.

Atualizado às 19h30m: As árvores cortadas na beira da lagoa são da espécie amendoeira.

Características gerais:

Árvore decídua, podendo chegar até 20 m nas regiões de origem. Possui copa muito características em formato piramidal, porém com os ramos secundários dispostos mais ou menos horizontalmente em verticilos ao longo do tronco principal, dando a impressão de camadas. Devido a essa característica, essa árvore não deve ser podada, pois do contrário a forma de sua copa seria totalmente descaracterizada. O tronco é curto e um tanto canelado, com casca áspera de cor acinzentada. Aspectos ecológicos: Árvore caducifólia, perdendo totalmente as folhas até duas vezes ao ano em algumas regiões. É uma planta tolerante a ambientes salinos, como em praias e restingas, razão por que se tornou uma excelente opção de árvore de sombreamento em beira de praias, sendo encontrada de norte a sul do país.

Apesar da tolerância a salinidade, é capaz de prosperar com o mesmo vigor em solos argiloso normais. Os frutos são muito procurados por morcegos, que fazem o papel de disseminadores de suas sementes. É uma ótima árvore para sombreamento. Mais informações no site: http://www.achetudoeregiao.com.br/arvores/amendoeira.htm

.
Clique aqui e veja as imagens flagradas no vídeo pelo Blog do Paulo Noel.

Um comentário:

Thiago Viana disse...

Para ser crime deve haver lei prevendo o tipo e cominando pena. Você sabe dizer qual foi o tipo penal infringido?