segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Secretaria de Saúde de São Francisco realiza Fórum de Saúde Mental da Região Norte Fluminense

Na tarde da última quinta-feira, 12/08, a secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou o Fórum de Saúde Mental da Região Norte Fluminense que aconteceu no auditório do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Ponto de Cacimbas. Na ocasião estiveram presentes representantes do conselho municipal de sáude de São Francisco e da saúde mental dos municípios de Campos, São Fidélis, São João da Barra, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã e Macaé. Representantes da secretaria Estadual de Saúde também participaram do evento.

O fórum acontece quadrimestralmente. Objetivo é discutir e definir as ações de saúde mental nos municípios da região.

CAPS

A representante da Gerência de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Tallemberg, aproveitou a oportunidade para conhecer as instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Cláudia elogiou a secretaria de saúde pelo empenho na implantação do CAPS e se disse feliz por vê-lo se tornar realidade. Desde 2005 ela vem lutando para que o Centro fosse implantado em São Francisco.

Para o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, a inauguração do CAPS, no próximo mês, completa o programa de saúde mental do município. “Para atender ao grande número de pacientes do município que necessitam de atendimento especializado na área de saúde mental, já havíamos aumentado o número de profissionais nesta área e agora com a implantação do CAPS, no próximo mês, nós estaremos proporcionando aos nossos pacientes um programa de saúde mental completo”, concluiu Córdova.

O psicólogo e coordenador de saúde mental no município, Salvador Pereira Correia Júnior, destaca a evolução do tratamento psicológico nos últimos anos. “O tratamento dos pacientes com distúrbios mentais nos últimos anos evoluiu muito. O CAPS é atualmente a principal ferramenta para se colher melhores resultados devido às diversas formas de terapias possíveis de se desenvolver no seu interior e por permitir a reintrodução dos pacientes na sociedade”, explicou Salvador.

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

Um comentário:

maria das neves disse...

agora nós familiares de pacientes com problemas mentais teremos uma direção. obrigado ao secretario dr fabiano por tomar uma atitude para nos ajudar