Já no primeiro mês de 2011, o Tribunal Superior Eleitoral realizará um descarte de documentos administrativos que resultará na doação de três toneladas de papel a serem reciclados pela cooperativa de catadores. A destinação do papel reciclado será usufruída em favor da cooperativa, que poderá vender o material e utilizar o valor arrecadado em benefício dos cooperados.A reciclagem das 526 caixas-arquivo, que somam três toneladas de documentos, também cumpre função ambiental ao evitar a derrubada de 20 árvores de eucalipto para confecção de novos papéis.Este será o segundo descarte oficial de documentos administrativos do TSE.
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Todo o processo é acompanhado por um servidor da seção de arquivo do Tribunal que, ao final do processo, elabora o termo de eliminação de documentos.A avaliação e a destinação dos documentos do Tribunal Superior Eleitoral são regidas pelo Plano de Classificação das Informações e Documentos do TSE e pelo Plano de Avaliação e Destinação das Informações e Documentos do TSE, instituídos pela Portaria nº 370, de 1º de dezembro de 2003, em conformidade com a Lei nº 8.159/1991.
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A eliminação é o procedimento de destruição física dos documentos descartados, com o objetivo de aumentar o espaço físico disponível e, consequentemente, otimizar a organização e a utilização de recursos no ambiente organizacional.Os documentos indicados para a eliminação são aqueles constantes na Listagem de Documentos Descartados, disponível no endereço: http://intranet.tse.gov.br/unidades/sgi/informa.html, e se referem ao Controle de Tramitação de Documentos do período de 1945 a 2006.
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