segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dique rompe em Muritiba (SFI) e deixa 28 famílias desalojadas

Propriedades foram alagadas onde o dique rompeu, próximo aos pilares da Ponte inacabada em Campo Novo
Fotos: Alessandra Lemos.


A Secretaria de Promoção Social com a Defesa Civil levaram alimentos, água e gás para os desalojados.
.
Em Muritiba, comunidade de São Francisco de Itabapoana 28 famílias estão desalojadas em função das cheias do Rio Paraíba do Sul. O dique de proteção que margeia a Estrada desde a Usina São João, em Campos dos Goytacazes, até Gargaú em São Francisco de Itabapoana rompeu em frente à comunidade de Muritiba, próximo a Campo Novo e inundou toda a área onde moram cerca de 80 famílias.
.
Na quinta-feira, dia 30-12, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social esteve no local, junto com a Defesa Civil, dando apoio à remoção das famílias para casas de parentes. Segundo a secretária da Promoção Social Fátima Ornelas, apesar da situação crítica não houve necessidade de abrigarem os desalojados na Escola Municipal do lugar.

Defesa Civil
O comandante da Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, Cabo Oliveira, do Corpo de Bombeiros, informou, por telefone, que houve um transbordo do Rio Paraíba que inundou uma área da Muritiba afetando algumas famílias. “Estamos no momento com 28 famílias desalojadas, sendo que 16 casas encontram-se em baixo d’água. Estamos prestando, junto com a Secretaria de Promoção o socorro necessário: alimentação, água, gás e ajuda na remoção com barcos a motor dos próprios moradores”, disse. Segundo o Cabo Oliveira não foi necessário montar abrigos, já que as famílias foram desalojadas. “As previsões, no entanto, indicam que o nível do Rio Paraíba está baixando. De qualquer forma estaremos atentos monitorando o Rio Paraíba neste período de verão porque estamos numa época critica com muitas chuvas”, concluiu.
Prefeito Beto Azevedo acompanhou trabalho da Defesa Civil.
.
O prefeito de SFI, Beto Azevedo (PMDB) e o vereador Sergio Elias (PMDB) por telefone concederam entrevista, pelo celular, falando da comunidade de Muritiba e do apoio que a prefeitura está dando aos desalojadas conforme já citamos nas entrevistas com a Defesa Civil e a Secretária de Promoção Social.

Nenhum comentário: