domingo, 2 de janeiro de 2011

Presidenta e a nossa língua portuguesa


Recebemos de Nair Michel e-mail (nairabilio@hotmail.com) questionando a palavra presidenta. Um tema interessante já que tenho ouvido, também, a citação presidenta quando é citado o nome da Dilma, empossada ontem, em Brasília, a primeira mulher a governar o Brasil. E, na sua opinião: é presidenta ou presidente?

Caros,
Tenho ouvido com certa frequencia, a palavra "presidenta" e confesso que isto tem arranhado o meu ouvido que chega até a doer.
Quando o Lula fala acho até compatível com o seu nível de conhecimento gramatical, mas o que me incomoda é que tenho ouvido alguns metidos a intelectuais falando-a, embora saiba que o fazem apenas com o intuito de "puxar saco" daquela que um dia falou que "gostaria de ser chamada de presidenta", em um de seus arroubos de feminismo.
Hoje me enviaram o texto abaixo, com as explicações perfeitas.
Leiam.
Assunto: Presidenta e a nossa língua portuguesa...

Em 09/11/10 ORION escreveu:
Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que Dilma Roussef e seus sequazes, pretendem que ela seja a primeira presidenta do Brasil.
Presidenta?
Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?

Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo seria:
"A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa fornalha ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta. "

6 comentários:

Marcus disse...

Cuidado com as "verdades da internet", pois TANTO FAZ, A PRESIDENTE OU A PRESIDENTA, na opinião de respeitáveis gramáticos, vejam o que diz Sérgio Nogueira:
http://g1.globo.com/platb/portugues/2010/11/01/a-presidente-ou-presidenta/

Anônimo disse...

O Dicionário Aurélio ensina que o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume. Sobre o assunto o Prof. Hélio Consolaro explica:

"A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras.Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda."

Por que isso não acontece na hierarquia da Polícia Militar? Na entrevista desta Folha, edição de 1.º/6, Katia Damasceno Sabino foi tratada por soldado, nada de soldada.

Nenhum dicionário registra o feminino “soldada” e tampouco “sargenta”, apenas Luiz Antonio Sacconi em sua “Nossa Gramática – Teoria e Prática”, Editora Atual, admite tais flexões.

Na verdade, a Polícia Militar, com a presença da mulher em suas fileiras, mantém a estrutura machista, segura a feminização das patentes na divulgação de seus documentos oficiais. E gramáticos e jornalistas concordam com isso.

Não se sabe como as soldadas se sentem sendo tratadas como homens, mas há mulheres que escrevem versos e não gostam de ser chamadas de poetisas, querem ser tratadas de poetas, acham que o feminino as desvaloriza. Isso também é machismo, e pior, machismo do feminino.

Talvez seja apenas preocupação de um professor de Português e os soldados femininos estejam gostando desse tratamento.

fonte:Hélio Consolaro é professor do Ensino Médio e jornalista

MINHA OPINIÃO:NÃO VOTEI EM DILMA, CONFESSO, MAS COMO ELA ESTÁ SENDO UM INSTRUMENTO DE QUEBRA DE PARADIGMAS, QUE SEJA ESTE TAMBÉM QUEBRADO POR ELA.

QUANTO A FORMAÇÃO INTELECTUAL DO PRESIDENTE LULA (EM QUEM SEMPRE VOTEI)NÃO SE PODE JAMAIS MEDI-LA PELOS ANOS DE ESCOLARIDADE E SIM DE APROVAÇÃO DE SEU GOVERNO EM 87%, COISA QUE, COMO ELE MESMO DIZ "NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS" HAVIA ACONTECIDO. BASTA VER AS IMAGENS, QUE AO INVÉS DE CARTAZES PEDINDO PARA QUE O PRESIDENTE SAISSE QUASE QUE PELA PORTA DOS FUNDOS, LÍAMOS PALAVRAS DE GRATIDÃO. É CERTO QUE ELE NÃO SANOU TODAS AS DIFICULDADES DO POVO BRASILEIRO, MAS ABRIU UMA NOVA ERA DE CRESCIMENTO PARA NOSSO PAÍS. SEJA BEM VINDA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF! E QUE DEUS TE AJUDE!!!

Tatrcizo Martins disse...

Cara Sra. Nair Michel e Prezado Sr. ORION. Realmente é um assunto apaixonante para todos que tem por habito a boa leitura e o conhecimento da nossa Língua Portuguesa. A parte Gramatical não é nada fácil, é cheia de regaras que fogem as próprias regras e as vezes causam divergências entre os Gramáticos. Confesso que mergulhei nos anais da Academia Brasileira de Letras e pesquisei o que dizem os mais renomados Gramáticos da Língua Portuguesa. A Academia Brasileira de Letras e quase que a totalidades dos Gramáticos aceitam como correto os termo PRESIDENTA, por ser um , substantivo comum de dois gêneros, uma forma tanto para o feminino quanto para o masculino.
O Dicionário Aurélio ensina que o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume. (Leia conclusão abaixo em outro comentário)
Tarcizo Martins da Fonseca

Tarcizo Martins disse...

Sobre o assunto o Prof. Hélio Consolaro explica:
A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras. Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registram e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.
Por que isso não acontece na hierarquia da Polícia Militar? Na entrevista desta Folha, edição de 1/6, Katia Damasceno Sabino foi tratada por soldado, nada de soldada.
Tarcizo Fonseca

Tarcizo Martins disse...

Nenhum dicionário registra o feminino “soldada” e tampouco “sargenta”, apenas Luiz Antonio Sacconi em sua “Nossa Gramática – Teoria e Prática”, Editora Atual, admite tais flexões.
Vejamos uma Síntese do que dizem os maiores Gramáticos da nossa Língua portuguesa;
1) De um modo geral, seguindo a própria estruturação existente no latim, os adjetivos terminados em nte, mesmo quando apresentam aparência substantivada, têm uma mesma forma para o masculino e para o feminino, modificando-se tão-somente o artigo que os antecede: a amante, o amante, a constituinte, o constituinte, a doente, o doente, a estudante, o estudante, a ouvinte, o ouvinte.
2) Essa última também é a lição de João Ribeiro, para quem "o uso de formar femininos em enta dos nomes em ente, como presidenta, almiranta, infanta, tem-se pouco generalizado".
3) Ainda de acordo com tal gramático, a ojeriza de alguns para com o emprego de forma feminina em tais casos talvez se explique pela circunstância lembrada pelo citado gramático de que, "na língua jocosa, é que dos nomes de cargos só derivar-se um feminino para designar a mulher do que o desempenha, como almiranta, generala, coronela, delegada...".
4) Édison de Oliveira insere tal palavra entre aqueles diversos vocábulos femininos terminados por a, que o povo evita usar, "quer em virtude de preconceito de que se trata de funções ou características próprias do homem, quer por considerá-los mal sonoros ou exóticos", acrescentando, ademais, tal autor que se hão de empregar tais femininos, "que a gramática já ratificou definitivamente".
5) Sousa e Silva não vê desdouro algum nem incorreção lingüística em se dizer presidenta para o feminino. E transcreve tal gramático o posicionamento de Sá Nunes, para quem, ao se deixar de flexionar tal vocábulo, "não pode haver contra-senso maior: contra a Gramática e contra o gênio da Língua Portuguesa", uma vez que "o substantivo que designa o cargo deve concordar em gênero com a pessoa que exerce a função. Sempre foi assim, e assim tem de ser".

Tarcizo

Tarcizo Martins disse...

6) Cândido de Oliveira, após lecionar que "os nomes terminados em ente são comuns de dois gêneros", acrescenta textualmente que "é de lei, assim para o funcionalismo federal como estadual, e de acordo com o bom senso gramatical, que nomes designativos de cargos e funções tenham flexão: uma forma para o masculino, outra para o feminino"; e, em seu exemplário, ao masculino presidente contrapõe ele o feminino presidenta.
Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos PRESIDENTA.
Depois de expor o resultado e opinião e aceitação como correta o uso de PRESIDENTA, fico perplexo com certas pessoas dizerem “tem arranhado o meu ouvido que chega até a doer”. Quanto a isto tenho a dizer que o uso freqüente de um COTONETE com certeza aliviará certos incômodos. Dói e arranha os ouvidos de quem escuta a palavra FOME o choro de uma criança faminta, a omissão dos órgãos públicos. Quanto ao grau de escolaridade do Sr. Luiz Inácio LULA da silva, sabemos as origens humildes, sabemos que foi um operário Torneiro Mecânico e líder sindical. Acho totalmente preconceituosa esta sua colocação, pois já passaram pelo poder pessoas cultas como o FHC (Fernando Henrique Cardoso) homem de Bem e muito “INLETRADO” mas que quase nada fez pelo povo brasileiro e muito menos deixou o poder com a popularidade de quase 90% deste mesmo povo. Eu lhe pergunto e faço aqui de publico um desafio que mostre neste mesmo Veículo de Comunicação um presidente que fez pelo menos 50% do que o Sr. LULA fez. Só para refrescar a sua memória nós Brasil e povo brasileiro fomos refém do famigerado FMI e hoje estamos libertos deste “cancro” que tanto males nos foram causados e nos damos ao LUXO de emprestar dinheiro ao mesmo FMI. Isto sem falar que zeramos a nossa divida externa herança herdada pelo Sr. LULA. O desafio está feito...mostre DOUTORES, CATEDRATICOS Ex presidentes que fizeram pelo Brasil e pelo povo brasileiro o que o Sr. LULA fez.
Quanto ao Sr. ORION ele está correto apenas em ter o direito de falar/escrever o que bem pensar, pois vivemos em um país livre e democrático, onde somos respeitados no mundo inteiro e tenho a dizer-lhe que Dilma Roussef e seus sequazes (adj. Que segue, que acompanha; partidário; sectário, seguidor), “NÃO pretendem que ela seja a primeira
Presidenta do Brasil....ela já “É A PRESIDENTA DE TODOS NÓS BRASILEIROS”. Este seu desconhecimento da palavra PRESIDENTA, deve-se ao mesmo questionamento feito pela Sra. Nair Michel quando disse “Quando o Lula fala acho até compatível com o seu nível de conhecimento gramatical pelo visto o Senhor também pode fazer parte do que diz esta Senhora.
Quanto a este infeliz comentário jocoso quando diz;
Um bom exemplo seria:
"A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa fornalha ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta. ".

Para o seu conhecimento aqui nada foi “barabarizantas” como diz o Senhor e sim foi uma festa elogiada por nós Brasileiros e pelos maiores Jornais do mundo onde destacou a nossa democracia, uma transmissão de posse como nunca houve na nossa historia e muito menos em qualquer outro pais do mundo.

Que viva a Vereadora, a Prefeita, a Governadora, a Deputada Estadual, a Deputada Federal, a Senadora e que SALVE A PRESIDENTAAAAAAAAAA. DILMA.
Atenciosamente.
Tarcizo Martins da Fonseca.
Morador de Gargaú.