sexta-feira, 29 de abril de 2011

Equipe do INEA visita as obras no canal de Gargaú





Na manhã desta quinta-feira (28/04), em São Francisco de Itabapoana, o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia e de Meio Ambiente Roberto Vinagre receberam a equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O grupo compareceu ao município para verificar as obras de desassoreamento do Canal de Gargaú. Todo o investimento é resultado dos recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e está orçado em mais de 1,2 milhões.

Durante a visita, o grupo percorreu o litoral de Gargaú e verificou as condições do canal que serve de entrada e saída dos barcos de pesca para o mar. Segundo o diretor do INEA , Iel Jordão, esta é a quinta vez que ele e sua equipe vêm ao município para verificar o andamento das obras. Para execução do desassoreamento estão sendo utilizadas 3 máquinas draglines (usadas em limpezas de rios) e a mão de obra de diversos operários.

O diretor do INEA falou sobre a obra. “A intenção é retirar, parcialmente, 2 quilômetros de areia. Desta forma, será mais fácil o tráfego das barcas quando a maré estiver baixa”, disse o diretor.

De acordo com o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, a solicitação do órgão municipal foi primordial para efetivação da obra. “Graças à iniciativa do prefeito Beto Azevedo, que buscou recursos junto à instituição, quase 5 mil moradores que vivem economicamente da pesca serão beneficiados”, ressaltou Garcia que ainda lembrou que o canal não é dragado há mais de 12 anos.

Ascom

Nenhum comentário: