
Para que o trabalho seja agilizado, é importante que o produtor prenda o seu gado antes da equipe de vacinação chegar. Nesse ano, a 1ª fase da imunização vai até 31/05 e a secretaria de Agricultura já informou que não haverá prorrogação. As primeiras localidades a receberem a vacina são Santa Clara, Boca da Areia e Ponta da Ilha.
O veterinário do município Thiago Araújo destacou a importância da vacinação. “A vacinação contra aftosa tem importância econômica e sanitária. O produtor só tem a ganhar quando vacina seu gado”, ressaltou Thiago.
O secretário de Agricultura, Nival Ornelas falou sobre a expectativa desse ano. "Neste ano esperamos ainda mais a colaboração de nossos produtores. A prevenção é sempre o melhor remédio", concluiu.
A doença
A febre aftosa é uma doença contagiosa. O gado infectado apresenta sintomas como febre alta, afta na boca, casco estourado, manqueira e pode levar à morte. A vacinação é cutânea (entre a pele) e previne a infecção do vírus. A campanha é realizada em duas etapas.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário