quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fescan comemora 25 anos

Considerado o maior e mais antigo festival de música do Estado do Rio de Janeiro, o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), que será realizado no próximo sábado, dia 18, a partir das 20h, na praça do padroeiro São João Batista, está completando 25 anos. Para marcar a data, o Departamento Municipal de Cultura, organizador do evento, homenageará, na pessoa do compositor Sanjoanense Guto Alves, vencedor da primeira edição com a canção São Coisas de Deus, os 24 primeiros colocados desde sua fundação e estará lembrando cada um deles e suas respectivas músicas.

Nesse XXV Fescan, estarão concorrendo 15 músicas, selecionadas entre as 27 inscritas por uma comissão julgadora. Além dos compositores locais, participam artistas de cidades como Campos dos Goytacazes e São Fidélis. Serão contemplados, com uma premiação em dinheiro totalizando R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais), os cinco primeiros colocados no geral e os primeiros colocados nas categorias Melhor Intérprete e Melhor Arranjo.

Realizado pela primeira vez no ano de 1983, o Festival Sanjoanense da Canção vem, ao longo desse tempo, sendo um importante espaço para que compositores, instrumentistas e intérpretes da região possam mostrar seu talento. Ao mesmo tempo, mantém viva a tradição da cidade de São João da Barra na cultura e, em especial, na música.

As inscrições para o XXV Fescan aconteceram entre os dias seis e 10 de junho, no Palácio Cultural Carlos Martins. O material entre no momento da inscrição será arquivado em caráter documental pela organização do evento.

Maurício Barreto – Secom/SJB

Nenhum comentário: