Considerado o maior e mais antigo festival de música do Estado do Rio de Janeiro, o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan), que será realizado no próximo sábado, dia 18, a partir das 20h, na praça do padroeiro São João Batista, está completando 25 anos. Para marcar a data, o Departamento Municipal de Cultura, organizador do evento, homenageará, na pessoa do compositor Sanjoanense Guto Alves, vencedor da primeira edição com a canção São Coisas de Deus, os 24 primeiros colocados desde sua fundação e estará lembrando cada um deles e suas respectivas músicas.Nesse XXV Fescan, estarão concorrendo 15 músicas, selecionadas entre as 27 inscritas por uma comissão julgadora. Além dos compositores locais, participam artistas de cidades como Campos dos Goytacazes e São Fidélis. Serão contemplados, com uma premiação em dinheiro totalizando R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais), os cinco primeiros colocados no geral e os primeiros colocados nas categorias Melhor Intérprete e Melhor Arranjo.
Realizado pela primeira vez no ano de 1983, o Festival Sanjoanense da Canção vem, ao longo desse tempo, sendo um importante espaço para que compositores, instrumentistas e intérpretes da região possam mostrar seu talento. Ao mesmo tempo, mantém viva a tradição da cidade de São João da Barra na cultura e, em especial, na música.
As inscrições para o XXV Fescan aconteceram entre os dias seis e 10 de junho, no Palácio Cultural Carlos Martins. O material entre no momento da inscrição será arquivado em caráter documental pela organização do evento.
Maurício Barreto – Secom/SJB

Nenhum comentário:
Postar um comentário