terça-feira, 28 de junho de 2011

OSX recebe licença de instalação para Unidade de Construção Naval no Açu




A OSX, empresa do setor naval offshore do Grupo EBX, recebeu a licença de instalação para sua Unidade de Construção Naval (UCN), que será instalada no Complexo Industrial do Superporto do Açu, no município de São João da Barra (RJ).



O documento foi emitido em 22 de junho de 2011, cerca de um ano após o início do processo de licenciamento ambiental. A OSX iniciará as obras para a construção da UCN Açu, que será o maior estaleiro das Américas, no próximo mês de julho, gerando cerca de 14 mil empregos diretos, sendo 10 mil na fase de operação e os demais durante a fase de implantação. A equipe da UCN Açu contará com o treinamento e capacitação profissional do ITN - Instituto Tecnológico Naval, em desenvolvimento pela OSX, bem como com a tecnologia estado da arte da líder mundial em construção naval, a sócia Hyundai Heavy Industries, com mais de 38 anos de experiência na construção de equipamentos para a indústria offshore de óleo e gás.


A UCN Açu possui condições únicas de integração logística, eficiência operacional e sinergias industriais locais, em decorrência de sua localização no Complexo Industrial do Superporto do Açu, no Distrito Industrial de São João da Barra. A OSX recebe a Licença de Instalação da UCN Açu junto com a responsabilidade de realizar esse empreendimento histórico para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro. Assim, refletindo o compromisso de altos padrões de sustentabilidade, o Grupo EBX, através de suas subsidiárias OSX e LLX, se comprometeu a contra-partidas socioambientais da UCN Açu que incluem: - alocação de cerca de R$ 34 milhões para obras de saneamento na Cidade de São João da Barra e medidas de proteção da biodiversidade local; - destinação de cerca de R$ 37 milhões para a implantação e manutenção de unidades de conservação ambiental; - iniciativas de capacitação e desenvolvimento das comunidades vizinhas; - implantação de plano de investimento social da pesca e agricultura na região; - implantação da Gestão Integrada do Território, modelo de gestão participativa, envolvendo poder público, empresas, instituições de ensino e outras organizações da sociedade civil, visando - o desenvolvimento ordenado da região; e - criação da RPPN Caruara, com aproximadamente 3.845 hectares de área ambiental protegida.



Para Luiz Eduardo Carneiro, Diretor Presidente da OSX: “Receber a licença de instalação da UCN Açu é motivo de orgulho e satisfação para a equipe da OSX e para todos nós, cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, que desejamos viver aqui com oportunidades de desenvolvimento sustentável, sério, sólido e de longo prazo. Todos nós trabalhamos com entusiasmo para botar de pé aqui o maior estaleiro das Américas e, assim, podermos construir, com conteúdo nacional, a imensa quantidade de equipamentos navais que o nosso País precisa para produzir o petróleo que temos descoberto em águas nacionais, permitindo aos brasileiros que possamos enfim usufruir dessa conquista, que é de todos nós!”. Sobre a OSXA OSX é uma companhia aberta privada brasileira com atividade no setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, com atuação integrada nos segmentos de construção naval, fretamento de unidades de exploração e produção (E&P) e serviços de operação e manutenção (O&M).

Nenhum comentário: