sábado, 2 de julho de 2011

Prefeitura de São João da Barra lança mais ousado projeto tecnológico do País

Cidade Digital Radical.


Este é o nome do projeto que vai marcar a história do município de São João da Barra, da região e do País. Utilizando ferramentas que fomentam a inovação tecnológica de ponta, terá sua Fase 1 lançada, na próxima segunda-feira (04), às 17 horas, pela prefeita Carla Machado, na BR-356, ao lado do Núcleo Avançado do IFF, visando colocar o município de vez nesse mundo globalizado, além de permitir uma base tecnológica para receber os investimentos do Complexo Industrial do Açu e extinguir com a exclusão digital.

Pode-se dizer que pioneirismo é uma marca do “Cidade Digital Radical”, parceria entre a Prefeitura de São João da Barra e a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, uma das mais conceituadas universidades do mundo, e prevê a criação de infraestrutura, serviços e acesso público para o uso das novas tecnologias e redes telemáticas. Com isso será possível criar interfaces entre o espaço eletrônico e o espaço físico por meio de telecentros, quiosques multimídia e áreas de acesso e serviços, propiciando um ambiente público de comunicações com o objetivo de atender às várias necessidades de interconexão do governo municipal, além de proporcionar a universalização e a inclusão digital para toda a população do município, sem distinção de classe social.

O “Cidade Digital Radical” promoverá a modernização total da administração pública, com alto índice de segurança da informação e economia entre 40% e 60% dos recursos com telefonia, tanto para o setor público quanto para o privado, em razão do uso do sistema VoIP. Ao mesmo tempo, o projeto Cidade Digital Radical criará uma única rede para o tráfego de dados de vários serviços, efetivando a universalização das telecomunicações e a inclusão e digital em todos os níveis, ampliando ainda mais o processo de inclusão digital iniciado pelo atual governo, em 2005. Com isso, cada munícipe terá o seu Cartão Cidadão Digital para ter acesso a todos os serviços.

Segundo o professor Leonardo Mendes, Doutor em ... e diretor do Laboratório de Redes da Unicamp, responsável pela coordenação do projeto, ele se caracteriza por ser uma “rede metropolitana de acesso aberto baseada na tecnologia ótica e sem fio (wireless), além de uma rede de governo interligando todos os prédios públicos. Sua aplicabilidade e vantagem para o setor público é nítida quando falamos de Internet, VoIP, sistema de monitoramento, datacenter (centro de dados) municipal, portal municipal, portal do cidadão com e-services, educação mediada por computador, além do e-saúde com programa Comunidade Saudável e a TV pública municipal”, explica.

O setor privado também será beneficiado e poderá conhecer um crescimento acentuado no setor tecnológico a partir desta iniciativa com serviços de Internet, VoIP, IPTV, TV Digital, Segurança, Educação à distância, isso sem contar com cinema digital, callcenter corporativo, entre outros direcionamentos, o que acarretará num nítido fortalecimento econômico para o Município. Já o cidadão será beneficiado com a facilidade de uma série de serviços, além de ter acesso inteiramente gratuito à internet.

Para a prefeita Carla Machado, o projeto é o mais ousado de sua gestão e em relação ao setor tecnológico, o mais ousado no País. A prefeita lembra que o “Cidade Digital Radical” visa acompanhar toda a transformação pela qual o município passará em pouco tempo: “estamos pensando no futuro com ações tecnológicas aplicadas no presente. Este projeto de inovação tecnológica vai nos colocar em lugar de destaque no campo da tecnologia nacional. Ele abrange todas as áreas do governo, além de conter uma proposta de inclusão social e digital”, comemora, acrescentando que o sanjoanense que quiser investir no setor, poderá buscar financiamento no Fundo de Desenvolvimento de São João da Barra. “Serão novos negócios a partir do projeto, inclusão do cidadão, segurança, saúde, educação, o que o torna realmente radical”, frisa.

A população terá melhor eficácia na Educação, maior agilidade na Saúde, maiores e melhores acessos aos serviços públicos e as informações que hoje ainda estão restritas a uma parcela da população.

- Tudo torna o projeto totalmente “RADICAL” e diferenciado de todos os que foram apresentados e implantados em alguns municípios do Brasil e porque não dizer, do mundo. Isso sem contar que em nenhum outro município do País terá tão grandioso crescimento, financeiro, populacional, industrial e agora tecnológico como São João da Barra em tão pouco tempo, destaca a prefeita.

EDUCAÇÃO – O sistema educacional de São João da Barra passará por uma transformação tecnológica. O projeto prevê detecção facial/biométrica, monitoramento dos alunos via computador ou celular, “Conexão do Saber” – software desenvolvido especificamente para educação até a 8º série e que será instalado em todos os computadores que integrarão a rede pública municipal. A precisão é que todas as escolas municipais e municipalizadas serão dotadas de um laboratório de informática com 15 microcomputadores de última geração e todos os professores da rede pública municipal receberão capacitação, não só para este programa como para outros demais sistemas e softwares.
Ao mesmo tempo, alunos e professores terão e-mails para integração, enquanto que as lousas digitais, abastecida com conteúdo do currículo escolar funcionarão como chamariz para ampliar a atenção dos alunos. Em outro programa, a “Escola Inteligente”, os alunos terão seus cartões de identificação, possibilitando um "ponto educacional eletrônico" e um acompanhamento diário dos alunos que ao final do mês ou período poderão ter sua frequência disponibilizada sem que precise ser feita a tadicional "chamada" em sala de aula. O projeto prevê que os pais receberão, via e-mail ou relatório, a frequência de seus filhos na escola. Muitas outras melhorias e funções inovadoras estarão a mão da administração para melhorar a qualidade de ensino dos munícipes. A Educação Municipal será mediada por computador.

SAÚDE – A saúde do sanjoanense será monitorada de forma efetiva. Uma solução WEB vai possibilitar o acesso à informação em qualquer unidade de saúde do município que estarão interligadas: prontuário, Personal Health Record (PHR), controle de exames e vacinação, atendimento via WEB ou central telefônica, agente de saúde, gestão de materiais, medicamentos e profissionais. O alto nível da informatização do município será capaz de armazenar dados sobre a saúde, histórico, alergias e medicação do paciente, e os médicos e enfermeiras poderão acessar estas informações a qualquer momento. O atendimento domiciliar dos agentes de saúde ganhará um forte aliado, com a utilização de “Handheld” com um software de coleta de informações médicas. Desta forma será possível a atualização do prontuário médico, agendamento de consulta online, verificação da disponibilidade de medicamentos, entre outras informações pertinentes aos pacientes. O cidadão que possuir um aparelho celular cadastrado ainda poderá ser lembrado de sua consulta via SMS.

SEGURANÇA – Escolas, bibliotecas, postos de saúde, hospitais, secretarias, poderão usufruir de um sistema de Supervisão e Vigilância Eletrônica, coibindo possíveis atos ilícitos e de vandalismo. O sistema é composto de câmeras, alarmes e uma Central de Monitoramento. As câmeras instaladas nas escolas e demais órgãos municipais possuem um sistema de alarme integrado. Se qualquer dependência for invadida, um sinal de alerta surgirá no Centro de Monitoramento – integrado às polícias militar e civil – mostrando o local exato da ocorrência e gerando imagens pelas câmeras de segurança. Nas vias públicas as câmeras speedy domus, possuem o alcance de 800 metros aumentando a imagem em até 220 vezes. Elas são giratórias e totalmente controladas a partir do centro de monitoramento.

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO MUNICIPAL – Este sistema é composto por diversos módulos que compartilham uma base de dados única e da qual fazem parte a Gestão da Educação, a Gestão da Saúde, a Gestão Eletrônica (ouvidoria digital e portal de serviços), a Gestão Financeira (contabilidade, orçamento, empenho, tesouraria), a Gestão Tributária (CTM, ISSQN, contribuição de melhorias, fiscalização, dívidas ativas, tributos diversos, geoprocessamento), a Gestão Social e a Gestão Administrativa (licitações, RH, protocolo, patrimônio, compras e almoxarifado). Todas as áreas da administração serão contempladas pelo “Cidade Digital Radical”: Turismo e Cultura com um novo portal e diversos vídeos para acesso via web, quiosques turísticos, centros culturais com acervos digitalizados; Administração com ampliação e melhorias do seu parque de máquinas e cursos profissionalizantes; Fazenda com implantação de serviços disponibilizados online pelo portal municipal para todos os contribuintes, facilitando o acesso e aumentando a arrecadação; Planejamento com implantação do GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos); Obras e Serviços Públicos juntamente com Agricultura, Pesca e Defesa civil com geoprocessamento e monitoramento em tempo real do tempo e previsão de chuvas, além da possibilidade de vídeo-conferência com universidades e meios de pesquisas.

AÇÕES EM TECNOLOGIA – Desde o início de sua gestão (2005), a prefeita Carla Machado vem investindo em inclusão digital. Suas duas primeiras inaugurações foram os Elos Digitais na sede e em Grussaí, quando o município começou a sair do breu tecnológico herdado do governo anterior. De lá para cá, a Prefeitura implantou projeto Internet Comunitária em parceria com o Proderj, do governo do Estado; o Telecentro, em parceria com o governo federal; laboratórios de Informática em escolas, Curso Técnico em Informática Industrial em parceria com o IFF e o Programa Municipal de Internet Livre (Promil), que hoje atende a cerca de 2.500 residências.
(Ascom - jornalista Bruno Costa)

Nenhum comentário: