segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Guarda Municipal de SJB participa do 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais

Ocorreu entre os dias 17, 18 e 19 de agosto, em Novo Hamburgo-RS, o 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais. O evento, foi realizado nos pavilhões da FENAC, numa promoção do Conselho Nacional das Guardas Municipais. Após a abertura oficial com a participação de mais de mil congressistas aconteceu uma cerimônia de homenagem a 137 guardas municipais vindas de 19 estados com desfile das bandeiras.

Após a execução do Hino Nacional, o prefeito Tarcísio Zimmermann e os representantes de órgãos nacionais, estaduais e municipais ligados à segurança pública ressaltaram a importância de debater o trabalho, a legislação e as ações das guardas. Também foram lembradas questões como o apoio do governo federal ao segmento e às iniciativas ligadas ao setor, entre eles o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

Esta discussão está diretamente ligada ao congresso, já que o tema desta edição é “O PRONASCI, os Municípios e as Guardas Municipais na Prevenção da Violência”.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, salientou que o programa deve avançar mais. “Nós queremos que o PRONASCI seja uma política de estado para o País, com um orçamento reservado, garantindo assim mais investimentos para a área, que é a prioridade número um da sociedade”, disse.

Na ocasião, o Comandante da Guarda Civil Municipal de São João da Barra Leandro Augusto Ferreira de Almeida, juntamente com o seu Subcomandante Sr. Getúlio Almeida de Souza e o representante da Guarda Municipal de Campos dos Goytcazes o Sr. Wellington de Souza Levino falou da importância do evento.

“Precisamos unir forças para que as Guardas Municipais de todo o país possam desenvolver uma nova Política de Segurança Pública no âmbito Municipal, pois suas ações contribuem positivamente na prevenção da violência”, diz o Comandante GCM Leandro Ferreira.

Participaram o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, e o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Gilson Menezes. Como forma de agradecimento ao apoio para realização do congresso, Menezes entregou às três autoridades o certificado “Amigo das Guardas Municipais”. Finalizando a noite, os presentes participaram de um coquetel ao som da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.

Nenhum comentário: