terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reunião da Amprasc discute ações planejadas para o verão 2012 no litoral de Santa Clara


O presidente da Amprasc - Associação de Moradores de Santa Clara, Jorge Lúcio "Ponto de Prosa", abre a reunião compondo a mesa, que contou a presença do prefeito Beto Azevedo e dos secretários: Jairo Batista, Turismo; Enaldo Barreto, procurador; Marcelo Garcia, planejamento; Adriana, esportes; Gomes, Guarda Municipal e Franciele Santana, representando o secretário de Obras.



O comerciante Rafael do Restaurante Komilão; representando a CEDAE, o gerente Mário e o Pastor Izaías da Igreja Batista Praia Clara. (Fotos PN)
.
Demolição dos quiosques abandonados no litoral; segurança pública, água empossada ao longo da Avenida Oswaldo Rezende; lixos e entulhos lançados em terrenos baldios; motos circulando com descargas abertas; veículos transitando à beira mar, inclusive fazendo da beira mar pista de auto e moto cross; falta de manutenção periódica da iluminação pública; ausência de um projeto antecipado de verão com divulgação para os turistas e moradores; quebra e furto de aparelhos de ginástica instalados a beira mar; construção ilegal de comércio, atraso e falta de conclusão da pavimentação da Rua Cajabami; carros com som automotivo com som excessivamente alto; fechamento por longo período da Avenida Oswaldo Rezende durante o carnaval; construção de boates sem nenhuma fiscalização; retirada ilegal de areia na beira-mar para construção civil; salva-vidas em numero que atenda com segurança os banhistas.

Estes foram alguns dos itens apresentados ontem, segunda-feira, 22, durante a reunião na sede da Amprasc – Associação de Moradores da Praia de Santa Clara dos moradores com o prefeito e secretários de governo.

Uma cópia do documento com 100 assinaturas foi entregue ao prefeito Beto Azevedo por uma comissão dos moradores. O documento também serviu de pauta para discussão durante a reunião com as autoridades que compareceram ao encontro promovido pela Amprasc.

A reunião, que contou também com a presença do vereador Fabinho do Estaleiro, começou às 20 horas, e terminou por volta das 22h40m. Num debate democrático os temas propostos foram discutidos durante 2 horas e meia.

Coube ao Pastor Isaías da Igreja Batista Praia Clara a leitura do documento intitulado pela comissão representativa dos moradores de “carta de protesto de Santa Clara”, cujo teor citamos acima na abertura desta matéria. Fez parte da comissão: Rafael do Komilão Lanches; Mário da CEDAE e Izaias, pastor da Igreja Batista Praia Clara.

Foi uma reunião objetivando o bem estar social e coletivo. Para o Pastor Izaías é preciso empenho de todos em busca de melhoria para a praia. “A situação fica ainda pior no período de verão”, ressalta.

O presidente da Amprasc, Jorge Lúcio "Ponto de Prosa", ao abrir a reunião e após compor a mesa, solicitou a todos que de pé orassem agradecendo a Deus pela oportunidade do encontro.

Compromisso das autoridades

Um momento que causou manifestação da platéia, até com aplausos, foi quando o prefeito Beto Azevedo se comprometeu em demolir os quiosques abandonados no litoral, desde que o proprietário assim desejasse. “Aquele proprietário que retirar telhas coloniais, janelas e portas, e em seguida solicitar apoio da prefeitura, uma máquina com caminhão vai ao local e derruba o restante do prédio, retirando em seguida os entulhos”, disse o prefeito.

Por sua vez, ainda com relação aos quiosques, o procurador da prefeitura, Enaldo Barreto, disse que o governo municipal nada pode fazer até que surja uma decisão da Justiça Federal com relação ao projeto batizado por Orla 2000.

“A promotoria federal chegou a propor um TAC – Termo de ajustamento de Conduta que não foi cumprido no governo passado”, revelou.

Segundo Enaldo, havia uma exigência da Justiça para que o número dos quiosques fosse reduzido, além da construção de fossas cépticas. Como nada foi feito, a Justiça decidiu notificar cada proprietário, numa ação que proibiu o funcionamento desses estabelecimentos.

Até a concessionária de energia elétrica foi obrigada a desligar a luz. A partir dai os quiosques vem servido de esconderijo de bandidos, ponto de prostituição e local utilizado para uso de droga, conforme denunciam os moradores.

Em busca de uma solução, foi proposto a Amprasc enviar um ofício ao Juiz da Vara Federal solicitando uma reunião com todos os proprietários de quiosque em busca de um consenso.

Cada secretário presente teve oportunidade de responder a “carta protesto” lida na abertura da reunião.

Renda per capita e indenização dos royalties do petróleo com produtor

O prefeito Beto Azevedo anunciou que a partir de setembro deste ano, tem esperança de que o município sanfranciscano passe a condição de produtor de petróleo, recebendo royalties não mais como município limítrofe. “Estou convencido de que vamos conseguir”, enfatizou.

Dentre os compromissos assumidos em resposta a “carta protesto”, está a pavimentação asfáltica da Rua Cajabami antes do verão 2012.

Com relação à programação de verão, o secretário municipal de Turismo, Jairo Batista, disse que depende da aprovação do orçamento 2012, pela Câmara Municipal com antecedência.

“Quanto a paralisação dos shows em área aberta, no palco oficial, vamos fazer todo possível para terminar à meia noite, conforme é desejo dos comerciantes”, disse.

Quanto ao som automotivo muito alto, o comandante da Guarda Municipal, subtenente Gomes, disse que vai continuar a cumprir a Lei Municipal que proíbe carro de som nas praias e cidade. “Existem três pontos definidos pela prefeitura para que os adeptos do som automotivo possam curtir suas músicas longe do público. Gomes aproveitou a oportunidade e divulgou o telefone 153 para solicitação de apoio da Guarda. Lembrou que no verão passado, a Polícia Militar apreendeu cerca de 300 motos com documentação irregular no litoral e que o trabalho vai continuar.

O secretario de Planejamento Marcelo Garcia revelou que outras ruas no cento de Santa Clara serão pavimentadas com ajuda do Governo Estadual.

Houve um consenso de que a programação evangélica do “Circo da Vida”, que completou dez anos este mês, fará parte do conteúdo da programação de verão da secretaria municipal de Turismo.

A reunião terminou com a comissão de moradores propondo, na próxima reunião, uma homenagem a dois funcionários municipais: Pantera, como é conhecido, e seu Jorge da limpeza pública, pelos bons serviços que prestam ao município.

2 comentários:

Anônimo disse...

No quesito segurança pública a Praia de Santa Clara, pelo menos nas proximidades do desativado BAR FAROL DA PRAIA (Ruas Piauí, Bahia e adjacências)poderia ser renomeado para INsegurança pública!
Frequento o local há mais de 10 anos e somente agora em 2011 minha casa foi furtada duas vezes em um mês.Infelizmente terei de vendê-la e ir embora de lá! Tenho receio até de me identificar. Boa sorte para quem ficar, que Deus os protejam!

Maria Angélica disse...

Paulo noel, sou uma cidadã que passou no concurso de 2009 em são francisco. depois de tanto espera, resolvi agir, procure a defensoria publica ela que informa que possa entra com uma ação exigindo a minha vaga. mas ela também disse que quanto mais pessoas melhor é preciso divulga a outras pessoas essa informação, após a lei obtida no mês passado.