segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sindicato dos petroleiros suspende greve nesta segunda-feira e destaca vitórias do movimento

A diretoria do Sindipetro-NF, ao avaliar nesta madrugada o quadro de adesões à greve convocada para esta segunda, 22, decidiu suspender a paralisação. O anúncio foi feito às 3h de hoje pelo coordenador geral da entidade, José Maria Rangel, na Rádio NF, que destacou que “mais uma vez a categoria petroleira fez história na Bacia de Campos”.

De acordo com o sindicato, esta é a opção mais responsável a tomar para que não sejam expostos os trabalhadores das 12 unidades que iniciaram a paralisação. “Estas unidades, apesar de muito representativas, estariam sendo penalizadas por uma luta que é de todos”, disse Rangel. Ele destacou que o movimento, mesmo com a suspensão, pode ser considerado vitorioso por ter pautado o tema da segurança na agenda dos gerentes da Petrobrás e por ter aberto uma nova frente de luta contra a insegurança. “Demos um primeiro passo em uma luta muito árdua, sabíamos que não ia ser fácil. Mas que fique claro que este movimento de hoje é um marco. Toda vez que houver uma morte por acidente no trabalho na Bacia de Campos o sindicato vai chamar a categoria a deliberar sobre a realização de uma greve com parada de produção. Não vamos mais suportar ficar apenas chorando pelos companheiros que se foram”, avisou o sindicalista.

Rangel parabenizou os trabalhadores que aprovaram a realização da greve, especialmente das unidades que iniciaram o movimento, e afirmou que “eles podem retornar ao trabalho de cabeça erguida” porque cumpriram com o dever de lutar pela vida. Ele, no entanto, também voltou a chamar à reflexão os trabalhadores que foram contrários ao indicativo de greve, lembrando que muitos ainda não se deram conta da gravidade do momento da Bacia de Campos em relação à insegurança nas áreas operacionais e nos voos.

Nenhum comentário: