quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LLX e FCA realizarão estudos de implantação para ferrovia até o Superporto do Açu



A LLX Logística e a FCA (Ferrovia Centro Atlântica) assinaram memorando de entendimentos para estudos de viabilidade de implantação de ferrovia entre o Superporto do Açu, em construção em São João da Barra, e a região de Ambaí, em Nova Iguaçu - ambos no estado do Rio de Janeiro.

Os estudos, que serão realizados em conjunto, possibilitarão a criação de projeto técnico, comercial e financeiro para viabilizar a construção e a operação, pela FCA, da ligação ferroviária entre os dois municípios.

“O Superporto do Açu avança para sua consolidação entre os maiores portos do mundo, ampliando sua capacidade de movimentação de granéis sólidos e líquidos e reiterando sua vocação como novo pólo industrial, além de oferecer uma alternativa competitiva para a infraestrutura logística brasileira”, destaca Otavio Lazcano, Diretor Presidente da LLX.

A implantação deste corredor possibilitará a integração do Superporto do Açu com a malha ferroviária nacional, permitindo o transporte de produtos como minério de ferro, produtos siderúrgicos e carvão, além de outros granéis sólidos e líquidos.

O acordo confirma a importância da revitalização da malha ferroviária no estado do Rio de Janeiro e a consolidação do Superporto do Açu como opção para a instalação de empresas líderes setoriais.

"Não se trata apenas de um investimento em infraestrutura, mas da criação de uma cadeia de transporte que vai dar suporte ao crescimento de indústrias e empresas de agronegócio. É uma importante oportunidade para o Brasil, vamos trazer o que há de mais moderno e eficiente para esta operação no que diz respeito à integração terminal - ferrovia - porto. Este projeto contribuirá para a melhoria da infraestrutura do país, aumentando a competitividade dos produtos da pauta de exportações e mercado interno. Com este corredor, será possível atrair novos investimentos para o Norte Fluminense", afirma o diretor-presidente da FCA, Marcello Spinelli.

Nenhum comentário: