terça-feira, 29 de novembro de 2011

LLX e GE assinam protocolo de intenções para instalação deunidade no Superporto do Açu


A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, e a General Electric Energy do Brasil (GE), assinaram hoje (28) protocolo de intenções para a instalação de unidade na retroárea do Superporto do Açu. A nova unidade poderá, dentre outras atividades, contribuir com o atendimento de exigências de conteúdo nacional. “A GE já estuda, em conjunto com a LLX, a instalação de uma nova unidade no Superporto do Açu.

Nosso foco é aumentar, cada vez mais, a presença da companhia no País. A nova unidade ajudará a oferecer soluções ainda melhores e mais rápidas a todos os nossos clientes no Brasil e na região”, afirma Marcelo Soares, CEO da GE Energy para América Latina. “A instalação de uma unidade da GE no Complexo Industrial, reforça as vantagens competitivas do Superporto do Açu. Com localização estratégica na região sudeste do país, acesso as principais ferrovias e rodovias e a apenas 150 km de distância da Bacia de Campos e a 250 km da Bacia do Espírito Santo, responsável por 90% da produção de petróleo no Brasil, o Superporto do Açu é a melhor alternativa para a instalação de empresas no Brasil”, comentou Otávio Lazcano, Diretor Presidente da LLX.

O Complexo Industrial do Superporto do Açu terá uma área de 90 km2 e receberá indústrias de setores como Siderurgia, Cimento, Tecnologia, Energia, Mineração, Petróleo e Gás entre outros. As empresas instaladas no Complexo Industrial do Superporto do Açu irão se beneficiar de sua localização estratégica, da malha rodoviária e ferroviária existente, assim como energia 30% mais barata e ICMS de 2% ao invés de 18%, no norte do estado do Rio de Janeiro.

Conheça o Superporto do Açu

A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Seus projetos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando a mais moderna tecnologia portuária. Atualmente a empresa desenvolve o Superporto do Açu, Complexo Portuário Privativo de Uso Misto que é o maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina.

Com dois terminais - um offshore e outro onshore, o Superporto do Açu está em construção em São João da Barra (RJ), próximo à área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil. Com investimento de R$ 3,8 bilhões e projetado com base no moderno conceito porto-indústria, o Superporto do Açu contará com um Distrito Industrial em área contígua, além de uma retroárea para armazenamento dos produtos que serão movimentados.

No local serão instaladas duas siderúrgicas, duas cimenteiras, indústria automobilística, base de estocagem para granéis líquidos, pólo de indústrias metal-mecânicas e de serviços, Unidade de Construção Naval da OSX (empresa do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval offshore de petróleo do Grupo EBX), duas termelétricas da MPX (empresa de energia do Grupo EBX), plantas de pelotização de minério de ferro, Unidade para Tratamento de Petróleo, indústrias offshore, indústrias de tecnologia da informação e pátio logístico, entre outros.

Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa. Ele estará preparado para receber navios de grande porte, como o Capesize, VLCC e navios Chinamax, que transportam até 400 mil toneladas de carga. Com construção iniciada em outubro de 2007 e área total de 90 km², o Superporto do Açu terá profundidade inicial de 21 metros (com expansão para 26 metros). Atualmente, somente 7% dos portos brasileiros possuem capacidade para receber navios capesize.

O Superporto do Açu contará com dois conjuntos de terminais: o TX1, correspondente aos terminais offshore com uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão (já concluída), e o TX2, com terminais em torno do canal interno de navegação. O Superporto do Açu terá 17 km de píer e até 40 berços para atracação de navios. O TX1 contará com 9 berços dedicados a minério de ferro e petróleo. Já o TX2 terá mais de 13 km de cais e um canal com largura de 300 metros, e movimentará produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito, além de granéis líquidos e veículos.

Com área total de 8 milhões de m², o TX2 contará com cerca de 2 milhões de m² para a instalação de indústrias de apoio offshore e será um importante pólo de apoio para petróleo e gás. A previsão é que o Superporto do Açu movimente 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, com destaque para o petróleo, o que o posiciona entre os 3 maiores complexos portuários do mundo. O início da operação do Superporto está previsto para 2013.

Sobre a GEA GE é uma companhia de tecnologias avançadas, serviços e finanças, que busca solucionar os desafios mais complexos do mundo. Dedicada a inovações em energia, saúde, transporte e infraestrutura, a GE opera em mais de 100 países e emprega cerca de 300 mil funcionários globalmente. Para mais informações, visite o website da companhia www.ge.com.

No Brasil, a GE mantém atividades desde 1919, com escritórios distribuídos em diversos estados do país e unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 8 mil funcionários. Para mais informações, visite o website da companhia www.ge.com/br ou o blog GE Reports Brasil http://brasil.geblogs.com. ( Simone Fraga - Assessoria de imprensa da LLX)

Nenhum comentário: