terça-feira, 20 de março de 2012

Chegou o outono! Estação começa com o sol entre muitas nuvens e temperaturas amenas

O Blog dá as boas vindas ao outono. A estação começou oficialmente às 2h14 da madrugada desta terça-feira, 20 de março. Em São Francisco de Itabapoana os agricultores estão comemorando as chuvas que vem caindo na Região. Aliás, o verão, mais uma vez, foi atípico. Na estação do calor, que também é a estação com os maiores volumes de chuva, as pancadas mais fortes não passaram da segunda quinzena de janeiro, e após um período de aproximadamente dois meses sem grandes volumes d’água, enfim a chuva vem amenizando a secura.

E essas distorções não foram verificadas apenas por aqui. Segundo o Clima Tempo, Neste verão choveu de forma muito irregular no Sul do Brasil, mas a chuva ficou um pouco mais frequente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, se comparada à primavera. Passamos por um verão onde podemos dizer que a Região Sudeste teve duas estações: a metade foi de muita chuva e relativo frio e a outra metade foi muito quente e seca.

Alguns dados anormais registrados ao longo deste verão: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia houve registro de apenas 14,5°C de temperatura na cidade de São Paulo, no dia 30 de janeiro, valor este que significa 4 graus abaixo do normal. Em Belo Horizonte choveu entre dezembro e janeiro quase 1000 milímetros (aproximadamente 67% da chuva total esperada na região durante um ano inteiro).

Depois houve uma longa estiagem. A chuva só retornou de forma significativa no finalzinho da estação. No Rio de Janeiro a situação foi semelhante: muita chuva em dezembro e em janeiro, mas depois veio o escaldante calor em fevereiro e neste começo de março. Uma possível explicação para essa ocorrência é que no começo do verão estávamos sob o efeito do fenômeno La Niña, que facilitou o avanço das massas polares pela América do Sul e promoveu uma maior frequência e intensidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Ao longo do verão esse fenômeno foi perdendo força. Com isso, as frentes frias ficaram mais fracas e bloqueadas: Consequentemente, a chuva diminuiu na Região Sudeste e não veio mais o frio. Com sol forte e pouca nebulosidade, a temperatura subiu.

A partir de hoje teremos pela frente o outono – estação de transição entre as condições de verão, que, climatologicamente, na maior parte do país é quente e úmida, para o inverno, que é normalmente frio e seco.

A La Niña está enfraquecendo e devemos ter um trimestre sob condições neutras. A tendência é que tenhamos pela frente chuva irregular, onde, gradativamente, os meses devem ficar cada vez mais secos e as primeiras massas polares devem começar a avançar pelo Brasil entre o finalzinho de abril e o início de maio.

Veja mais detalhes aqui mês a mês, Região por Região, no site do Climatempo.


Previsão do tempo para São Francisco de Itabapoana, segundo o Climatempo

Nenhum comentário: