quinta-feira, 21 de março de 2013

Número de casos notificados chega a 246 e São Francisco próximo de uma epidemia de dengue


Notificações cresceram 60% em 10 dias no município. Saúde promove ação integrada com outras secretarias nesta sexta-feira em Guaxindiba, localidade com maior incidência da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana acaba de atualizar os números da dengue em São Francisco de Itabapoana. Os últimos dados tinham como base o dia 09 de março, quando eram 150 casos notificados. Os números divulgados pela infectologista e epidemiologista Elizabeth Tudesco, em entrevista à Rádio São Francisco no fim da manhã desta quinta-feira, tem como base o dia de ontem, 20 de março. Do dia 09 até ontem houve um aumento de 60% no número de notificações, sendo contabilizados 246 notificados em 2013. Segundo a médica, assim como em outros municípios da Região Norte, São Francisco de Itabapoana caminha para uma epidemia.

“O número de notificações está subindo, e estamos chegando ao pico do que chamamos de curva epidemiológica”, disse Dra. Elizabeth, que destacou ainda as comunidades com maior número de casos notificados: Guaxindiba (43), Gargaú (37), Ilha dos Mineiros (14) e Praça João Pessoa (14).

Sobre a morte de Ralphe Dutra Mota, 27 anos, morador próximo a Brejo Grande, zona rural de São Francisco de Itabapoana, com suspeita de dengue hemorrágica, a Secretaria aguarda uma notificação sobre dengue hemorrágica vinda de Campos, já que o paciente morreu no Hospital Álvaro Alvim. “O Ralphe era portador de uma doença crônica (cirrose hepática) com um número de plaquetas baixo pela própria cirrose, e qualquer forma de dengue que ele contraísse; fatalmente evoluiria para a forma mais grave. Assim que tivermos a informação oficial a Secretaria vai se pronunciar”, explicou Dra. Elizabeth.

Ação integrada em Guaxindiba nesta sexta-feira

Valão de Guaxindiba - população suspeita de possíveis focos no local
* Sabendo que a dengue é uma doença perigosa e que necessita de atenção especial, a Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira (22/03) uma ação integrada com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Obras para diminuir os riscos de proliferação do mosquito. O evento acontece na localidade de Guaxindiba. Ao todo, 60 pessoas vão estar envolvidas nesse trabalho.

O cuidado com a saúde evitando essa doença será o grande mote deste trabalho, que acontece durante o dia inteiro e vai percorrer as demais localidades do município nas próximas semanas.

A secretaria de Saúde vai oferecer todo o aporte de pessoal para visitar as casas, entregando material explicativo e orientando as pessoas nas informações que se fizerem necessárias.

A secretaria de Meio Ambiente irá efetuar um trabalho de conscientização sobre o dano ambiental de depósitos que servem de criadouros para o Aedes Aegypti. A população também vai receber informações sobre as vantagens da reciclagem, bem como a importância da mudança de hábitos no controle ambiental e de doenças

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos vai recolher entulhos e realizar a limpeza de terrenos, removendo, principalmente, embalagens que possam ser reservatórios de água propícios para a proliferação do mosquito.

A Secretaria de Educação vai atuar no trabalho de conscientização de alunos e pais para limpeza dos quintais e não jogar lixo nas vias públicas ou em terrenos baldios.

 - Estamos nessa luta em prol de dias melhores, sem o mosquito da dengue. Essa ação conjunta é a prova de que só é possível combatermos essa doença se todos participarem. O poder público faz a sua parte, mas a população precisa ser a maior facilitadora nessa luta - informou Jayme Tinoco, secretário de Saúde.

Vinícius Berto da redação * com informações da Ascom-SFI

Nenhum comentário: