quarta-feira, 20 de março de 2013

São Francisco com 150 casos notificados de dengue


Município pode ter tido uma morte por dengue hemorrágica.


O município de São Francisco de Itabapoana contabilizou 150 casos notificados de dengue em 2013. A população está preocupada, sobretudo após uma entrevista dada à Rádio São Francisco FM por Demerilda da Silva Mota Santos, moradora em São Francisco. Demerilda contou que o sobrinho dela, Ralphe Dutra Mota, 27 anos, morador na localidade de Canto do Junco, próximo a Brejo Grande, Zona Rural ao norte de São Francisco de Itabapoana, faleceu no Hospital Álvaro Alvim em Campos, e o diagnóstico teria sido de dengue hemorrágica. O Blog aguarda uma confirmação da Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso desse jovem.

Ralphe tinha baixa imunidade já que sofria de cirrose hepática. Segundo Demerilda, o sobrinho apresentou os sintomas da doença no dia 26 de fevereiro, passou a primeira noite no Hospital Municipal Manoel Carola, e foi liberado no dia seguinte, entretanto um dia depois voltou a ser internado. Seu quadro se agravou, e no dia 1º de março ele foi levado para o Hospital Álvaro Alvim, em Campos, ficando em coma até 08 de março, dia em que o rapaz morreu. Caso a Secretaria de Saúde confirme o óbito por dengue hemorrágica, este será o primeiro caso de morte pela doença em 2013 na Região Norte Fluminense.

O estado do Rio de Janeiro não confirma epidemia em Campos, mas o município já trabalha com a situação, com registro de 3.176 notificações de dengue em 2013. São Francisco está em estado de alerta, assim como os demais municípios da Região Norte. No Noroeste várias cidades atravessam uma epidemia. Veja aqui os números da dengue no Rio de Janeiro.

Preocupação nas praias

Moradores das Praias de Guaxindiba e Santa Clara manifestaram hoje na Rádio São Francisco apreensão quanto a possíveis focos do mosquito transmissor em piscinas das casas de veraneio fechadas. Outro motivo de preocupação dos moradores do Bairro Pedregal, em Guaxindiba, é a vala reaberta no passado para escoar água das chuvas. A vegetação do canal está alta, as manilhas de saída e entrada de água podem estar obstruídas, o que torna o local um ambiente propício para a proliferação do Aedes Aegypti.

Casos notificados em SFI

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana divulgou os números da dengue no município. De acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificações), entre 05/01/2013 e 09/03/2013 foram notificados em torno de 150 casos. Deste montante, apenas 44 realizaram o exame sorológico e 17 casos foram confirmados.

Das localidades do município, a que teve maior número de casos confirmados foi Guaxindiba, com 4, seguida de Gargaú e Ilha dos Mineiros, respectivamente, com 3 e 2 casos. O número de casos notificados por localidade não foram divulgados.

Os casos confirmados são aqueles submetidos a exame de sangue específico para dengue. Mas na maioria dos casos o diagnóstico é dado baseado no exame clínico associado com hemograma. Como a maioria dos pacientes evolui de maneira satisfatória, nem todos retornam para fazer a sorologia. Vale lembrar que esse exame de sangue específico só acusa a doença a partir do 6º dia do aparecimento dos sintomas. 

Pontos críticos.
 Moradores suspeitas de águas do valão de Guaxindiba. O Blog esteve visitando o local com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o comerciante Fiinho do Recanto dos Amigos representando os moradores. O secretário de Meio Ambiente Cláudio Hering ficou de preparar um relatório da situação para encaminhar a Administração Pública.  

Valão tomado pelo mato.

Sacolas de plástico arremessadas às águas do valão.



Meio Ambiente vistoria o local do escoamento das águas 
Taboas invadiram o valão dificultando a passagem das águas.

Nenhum comentário: