segunda-feira, 5 de maio de 2014

Prumo e BP assinam contrato para aluguel de área no Açu


A Prumo assinou na sexta-feira (2) contrato com a NFX para instalação de uma base no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A empresa é uma joint venture formada 50% pela Prumo e 50% pela BP.

A NFX assinou contrato para alugar uma área de 215.079 m² pelo período inicial de 5 anos, renováveis por mais 15 anos, com ainda direito de extensão por mais 2 períodos de 20 anos.

Localizada na entrada do canal do T2 (terminal onshore), a área terá cais de até 406 metros. No local, a NFX irá importar, exportar, vender, armazenar, misturar, distribuir e/ou comercializar combustíveis marítimos, sob a marca da BP Marine. Este centro de abastecimento deverá atender às demandas de navios dos mais variados portes e atividades, como PSVs (Platform Supply Vessels) e navios de cabotagem e de longo curso, por combustíveis como diesel marítimo (MGO - Marine Gas Oil) e bunker (IFO - Intermediate Fuel Oil).

“Desde que retomamos o ritmo das obras, temos experimentado um novo momento na Companhia com interesse de novos clientes em discutir acordos comerciais. O acordo com a NFX e a JV com a BP, líder mundial no setor de combustíveis marítimos, irá garantir suprimento de alta qualidade que servirá como mais um atrativo para os clientes do Açu, colocando o Porto na rota de abastecimento de grandes navios.”, disse Eduardo Parente, CEO da Prumo.

“Esta associação reforça o compromisso da BP com o setor energético brasileiro, além de complementar nossos investimentos nas áreas de E&P, Lubrificantes, Combustíveis de Aviação e Biocombustíveis”, disse Luiz Figueiredo, Diretor de Suprimento e Trading da BP no Brasil.

Com o desenvolvimento desta JV, o Porto do Açu será um dos principais centros de distribuição de combustíveis marítimos do Atlântico Sul. A previsão é que as obras da unidade sejam iniciadas ainda no 2º semestre deste ano, e a operação está prevista para o 1º trimestre de 2015.

Conheça a BP Marine - A BP Marine tem uma presença global oferecendo serviços para empresas que operam com grandes navios para contêineres, tanques e granéis. Comprometida com os mais altos padrões de qualidade internacional e melhores práticas ambientais e de segurança, a BP Marine fornece diversos tipos de combustíveis nos mais importantes centros de distribuição marítimos no mundo.

Porto do Açu - Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento, que já recebeu investimentos de R$ 5,2 bilhões, é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 será composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro, o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o segundo semestre deste ano.

O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de 7,5 metros (chegando a 10 metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.

Com características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à indústria de Petróleo e Gás.

O início de operação do Porto do Açu está previsto para junho deste ano, com a operação de unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2.


Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: