segunda-feira, 2 de junho de 2014

Meio Ambiente será tema de palestras em São Francisco de Itabapoana

Ciclo de Palestras será no plenário do Legislativo sanfranciscano.  Evento tem a organização da Secretaria de Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana promove, na quarta-feira (04 de junho) a partir das 09:00 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, um Ciclo de Palestras sobre a preservação ambiental e meio ambiente.

Temas como Transposição do Rio Paraíba do Sul: Reflexos nos Municípios do Norte e do Noroeste Fluminense, Ações de Combate ao Crime Ambiental (UPAm-PMERJ)  e Qualidade da Água Subterrânea no município entre outros, serão discutidos entre os presentes.

Para o Secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer, "além do caráter pedagógico das apresentações, os assuntos discutidos promoverão uma reflexão sobre uma maior tomada de consciência  da população sobre os níveis de degradação dos ecossistemas na região".

Ainda segundo o secretário "é necessário muito trabalho por parte de todos para que tenhamos de fato um ambiente limpo e saudável. O primeiro passo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental".

Além das palestras, a SEMASFI estará distribuindo mil mudas frutíferas e arbóreas no Portal da Cidade na manhã de quinta-feira (05-6) com a presença de alunos, professores e voluntários. (Da redação com Ascom SFI)

Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente     em São Francisco de Itabapoana-RJ
       “Preservar o ambiente é dever de todos”

                           04 de Junho de 2014 – Quarta Feira
                                        09:00 h às 14:00 h
                           Plenário da Câmara de Vereadores
         Avenida Vereador Edenites da Silva Viana n. 107, altos, Centro.
                              São Francisco de Itabapoana – RJ
09:00 – Abertura
Cláudio Ferreira Viana  - Presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana-RJ.

09:05 - Apresentação dos Participantes, Organização dos Trabalhos e Moderador
Cláudio Heringer – Secretário de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana.

09:15 – “Palestra Institucional do Projeto Tamar” - Tiago  Leite. Graduado em Ciências Biológicas. Desde 1997 atua  pelo Projeto Tamar-ICMBio, prestando serviços na maior parte do tempo na Base de Ubatuba (SP).  Trabalhou também nas Bases de Fernando de Noronha (PE), Pirambu (SE), Volta do Rio (CE),  Sítio do Conde (BA), entre outras.   Atuou também na temporada reprodutiva 2011-2012 das tartarugas marinhas na Reserva Biológica do Atol das Rocas (ICMBio/Ministério do Meio Ambiente).              É Observador Científico de Bordo formado pelo curso de Capacitação  e Formação Observadores Científicos de Bordo em Embarcações Pesqueiras do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA).  Atualmente é chefe da Sub-Base do Projeto Tamar em                São Francisco de Itabapoana-RJ e Coordenador - Geral do PROFAUNA – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental.

10:00 – “Qualidade da Água Subterrânea no Município de São Francisco de Itabapoana” – Profo.  Vicente de Paulo Santos de Oliveira  - Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense(UENF). Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - MG. Atualmente é professor de ensino tecnológico do Instituto Federal Fluminense (IFF). É  Diretor do campus Rio Paraíba do Sul - Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA) e Coordenador do Curso de Especialização em Educação Ambiental do Campus Centro do Instituto Federal Fluminense(IFF). É conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo  Paraíba do Sul CBHBPS. Possuí, ainda, experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, conservação de água e solo, meio ambiente e educação ambiental.

10:45 - “Atuação da Polícia Ambiental nos Municípios do Norte e do Noroeste Fluminense” – Luiz Fernando Silva dos Santos (1º.TEN-PMERJ CMT da 3ª. UPAm -Unidade de Policiamento Ambiental - Desengano).

11:30 – “A Importância do Direito Ambiental no Desenvolvimento Sustentável” –         Dr. Jeferson Nogueira Fernandes – Procurador-Geral do Município de São João da Barra-RJ. Mestre em Direito. Pós-Graduado em Direito e Gestão Ambiental. Professor Universitário. Advogado. Presidente da Comissão de Direito  Ambiental da OAB-12ª. Subseção – Campos dos Goytacazes-RJ.

12:15 – “Unidade de Conservação – Área Protegida entre o Norte e Noroeste Fluminense” – Vânia Maria Coelho da Silva Coelho. Professora. Jornalista e                 Pós Graduada em Educação Ambiental. Chefe da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba há 08 anos.

13:00 – “Transposição do Rio Paraíba do Sul: Reflexos para os Municípios do Norte e Noroeste Fluminense” – Luiz Mário Concebida – Gerente Regional da FIRJAN – Escritório Campos dos Goytacazes/RJ.  Secretário- Executivo do Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul.
14:00 – Agradecimentos e Encerramento.

Organização                                                              Apoio Institucional
Secretaria de Meio Ambiente-SEMASFI      Prefeitura de São Francisco de Itabapoana-RJ
                                                                            Câmara de Vereadores(SFI)
                                                                            Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo
                                                                            Paraíba do Sul (CBH – BPS)
                                                                            Projeto TAMAR
                                                                            EEE Guaxindiba

                                                                            3ª.UPAm-Desengano / PMERJ

Nenhum comentário: