domingo, 24 de maio de 2009

O Blog de volta ao complexo portuário do Açu

Imagens do porto do Açu feitas da beira-mar.


O Blog conseguiu autorização para realizar as imagens, apesar da informação da placa.

O blogueiro indica a marca de 43 metros no pilar que foi colocado neste ponto a uma profundidade de 42 metros.

Imagens do corredor de pilares em baixo da ponte.

A ponte avançando em direção ao mar.
Veículos da empresa LLX já transitam na ponte. Uma senhora com a neta num passeio turístico.

Integrantes do Jeep Club de São João da Barra com os familiares foram ver de perto as obras do complexo portuário do Açu.


Dragagem para extração da areia. A draga será conectada a uma monobóia à 800 metros da praia para bombeamento de água do mar com a areia. Após decantação a água será bombeada de volta ao mar.

Desta vez fomos pelo litoral. Saímos de São João da Barra de Jeep até a praia de Grussai, onde chegamos até a beira-mar. O sol da manhã brilhava na imensidão do oceano num convite ao banho de mar. Muitas famílias optam por passar o domingo em Iquipari curtindo a beleza do recanto, formado pela praia e a lagoa que dá nome ao lugar. E nossa primeira parada foi exatamente ali na praia de Iquipari, onde num quiosque fizemos o pedido do almoço para o retorno da viagem. E lá fomos pelo litoral até o complexo portuário do Açu, numa viagem rápida, cerca de meia hora. Quanto mais nos aproximamos das obras do porto, mais impressionantes são as imagens da ponte rasgando o mar. Apesar de chegarmos a uma área restrita, obtivemos autorização para chegar bem próximo da obra. Por ser um domingo, as máquinas estavam paradas. Apenas alguns trabalhadores espalhados pelo piso da ponte e na parte de baixo os vigias. Permanecemos pouco tempo no local, mas o suficiente para fazer as imagens da grandiosidade de uma obra que mudou radicalmente o cenário econômico de SJB e de toda a região.

Nenhum comentário: