segunda-feira, 25 de maio de 2009

Prefeita Carla Machado recebe deputados federais no porto do Açu

Edmilson Valentim: "Complexo Logístico e Portuário do Açu é um projeto referência e vai ter papel estratégico no desenvolvimento do país."



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, acompanhada de Ricardo Antunes, presidente da LLX, e de Salomão Fadlalah, diretor de Desenvolvimento da empresa, receberam na manhã desta segunda-feira (25) no Porto do Açu, os deputados federais Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), Leandro Sampaio (PPS-RJ) e Ciro Pedrosa (PV-MG). Eliana Lustora, diretora Financeira da LLX e Roberto Costa, diretor da EBX, também estavam presentes.
.
A visita teve o intuito de detalhar processos da obra, assim como, as perspectivas com todo o Complexo Logístico. Um vídeo informativo foi apresentado para a comitiva que pareceu encantada com o projeto.
Edmilson Valentim, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, disse que o Complexo Logístico e Portuário do Açu é um projeto referência e vai ter papel estratégico no desenvolvimento do país. “Esse conjunto de ações e o visível alinhamento entre a iniciativa privada e as esferas municipal, estadual e federal com certeza mostram aos investidores que aqui temos um projeto sólido”, ressalta Valentim.
.
Para Ricardo Antunes, o Açu vai ser a porta de entrada de investimentos do Brasil. “Daqui a 12 ou 15 anos estaremos gerando cerca de 50 mil empregos diretos no Complexo do Açu. O negócio com a siderurgia chinesa Wuhan Iron and Steel (Wisco) é o primeiro passo. Com a Techint também está bastante avançado. Hoje, os investidores querem solução integrada: energia, água, logística, mão-de-obra, e damos condições para isso”, comenta Ricardo, acrescentando que Brasil e China são duas potências em crescimento e a força desses dois países começam se mostrando pelo Açu.
A prefeita Carla Machado enfatiza a credibilidade do projeto. “Recebemos recentemente a visita do governador Sérgio Cabral e agora de deputados federais que fazem parte da comissão de Desenvolvimento. O governo federal é acionista da LLX via BNDESPAR. Isso mostra que estamos no caminho certo. Estamos realizando cursos de qualificação através de parcerias, vamos construir um Terminal Pesqueiro, estamos delineando a questão ambiental e focando mitigar quaisquer impactos”, explica a prefeita.
Romeu Rodrigues, gerente do Porto, disse que já há diálogo com instituições de ensino para abertura de um Programa de Treinamento em Minério de Ferro.
.
NOVOS COMPROMISSOS – A prefeita Carla Machado logo após a visita ao Porto foi ao Rio de Janeiro se reunir com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Amanhã, estará em Brasília em reunião na Anamup e no ministério das Cidades. (Secom - SJB - fotos e matéria - Bruno Costa)

Nenhum comentário: