segunda-feira, 25 de maio de 2009

Faltou a limpeza da praia

Fotos: Paulo André


Guaxindiba esteve em festa durante o fim de semana por conta da 10ª Festa dos Pescadores. O blog visitou a prestigiada praia e notou a falta da limpeza da orla marítima. O litoral deveria ser mais bem preparado para receber o turista, sobretudo em um fim de semana festivo. As imagens falam por si só...

10 comentários:

Armandao.com disse...

As ondas vem e vão, e a cada maré novas e inusutadas surpresas !

Monica disse...

Paulo Noel,
Tenho 36 anos e passo os verões em Guxindiba desde que nasci!
Infelizmente, vejo que a Prefeitura de S. Francisco não tem o mesmo zelo por Guaxindiba que tem por Santa Clara, o que é uma pena!!!

Joelma disse...

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É UM DEVER DE TODOS!!!Não tão Somente do Poder Público.CADA UM FAZENDO A SUA PARTE pq no momento em que eu despejo o meu lixo em lugar indevido e público ,além de degradar o ambiente,mostro a minha falta de educação e falta de conscientização.Durante o verão,foi feita toda a limpeza devida por parte do PODER PUBLICO em todo o litoral.E vejo nessas fotos lata de cerveja e garrafa descartavel que não deveria estar alí se não houvesse a irresponsabilidade de quem praticou o ato.A referida festa foi realizada na "VILA DOS PESCADORES",próximo ao Campo de futebol e com o Apoio do Governo Beto Azevedo através da Secretaria Municipal de Turismo e não à beira mar...Poderiam fazer um mutirão para essa limpeza,afinal os anfitriões foram os pescadores dessa prestigiada praia de Guaxindiba e cada morador pode ser Vigilante do Meio em que vive ,preservando o litoral e evitando a poluição dos rios,mares e lagoas.Então antes de fazermos críticas faremos a nossa parte:Preserve o MEIO AMBIENTE!LUGAR DE LIXO É NO LIXO!CIDADE LIMPA É CIDADE DESENVOLVIDA.

Unknown disse...

Fui nascida e criada em São francisco,mais precisamente na praia do Sossego e concordo plenamente com a Monica se Guaxindiba ta assim eu posso imaginar como esta a praia do Sossego que é literalmente esquecida em qualquer época do ano,os lixos e matos se espalham pelas ruas também.Pagamos nossos impostos para pelo menos usufluir das praias decentes para passar fds ou feriados e não são os pescadores como a Joelma falou que tem q fazer essa limpeza e sim o serviço público.Nossa, coitado dos pescadores que já trabalhamm tanto e ainda tem que fazer serviço que é de total responsabilidade da prefeitura.

Unknown disse...

Fui nascida e criada em São francisco,mais precisamente na praia do Sossego e concordo plenamente com a Monica se Guaxindiba ta assim eu posso imaginar como esta a praia do Sossego que é literalmente esquecida em qualquer época do ano,os lixos e matos se espalham pelas ruas também.Pagamos nossos impostos para pelo menos usufluir das praias decentes para passar fds ou feriados e não são os pescadores como a Joelma falou que tem q fazer essa limpeza e sim o serviço público.Nossa, coitado dos pescadores que já trabalhamm tanto e ainda tem que fazer serviço que é de total responsabilidade da prefeitura.

Anônimo disse...

não concordo com a Joelma, pois o municipio é responsavel com a limpesa das praias, pois nosso municipio tem turismo, não podemos oferecer a nossos visitantes um aspecto feio e sim para chamar o turista para o municipio temos que oferecer um certa beleza para ver e não praias mal cuidada, assim a cada ano afastamos o turismo, como sabemos os nossos governantes, passam ferias em outras cidades e nem se quer tem casa comprada em nossas praias, em Buzios, Guarapari, eles não querem passar um verão em praias onde não tem lazer,e nem beleza pra se ver, infelizmente isso não vai acaba, ja vai chegar outro verão e os quiosques nada foi feito, gostaria de ver nosso municipio prospero, acredito que o nosso prefeito ja esta tomando as providencias cabiveis, pois ele deve esta com seus Secretarios providenciando melhoras pra nosso municipio, pois isso é promessa de governo dele, pois só assumiu só tem 5 meses...

Sandra da Silva,
Ilha dos Mineiros

Joelma disse...

Devo dizer a Juliana de Sossego que não falei em nenhum momento que os pescadores têm que fazer essa Limpeza na Orla,cabe a Limpeza Pública sim,mas nada impede que os moradores e /ou pescadores em mutirão ,em se tratando de um final de semana festivo fizesse uma PRESERVAÇÃO e Conservação Do Meio Ambiente em que vivem,pois muitos jogam seus lixos em via pública,cortam galhos de árvores,despejam entulhos e outros objetos até mesmo em terrenos alheios(baldios)provocando a proliferação de ratos e insetos e não se falando da poluição de rios,mares e lagoas etc,ocasionando degradação do ambiente e causando enchentes...e isso todo e qualquer cidadão pode evitar.Não é o fato de pagarmos nossos impostos que nos dá o direito de sujar as ruas e cobrar do Poder Publico que venha limpar o que sujamos,cabe ao Poder Público a Coleta do Lixo desde que armazenado,os servidores limpam e daí a pouco tem gente que joga o lixo de volta e no caso da beira mar de guaxindiba esse lixo não caiu do ceu,alguem se incumbiu de lança-lo na areia o que deveria ser evitado.Cada um de nós pode cumprir o seu papel:o de Preservar o nosso Meio Ambiente.Exemplo lindo está nos moradores de Gargaú cuidando do valão da Rua do Comercio em Gargaú;PARABÉNS SEU HERVAL DA PEIXARIA E SEU FILHO!!!Pelo banho de CIDADANIA,exemplo a ser seguido por todos nós(matéria Postada neste Blog no dia 28/04/2009 )Seerá que seu Herval Cardoso não paga impostos ou será que a Prefeitura paga a ele pra agir dessa forma.Se cada um de nós cumpre o seu papel enquanto cidadão tudo caminha melhor,até o ar que respiramos será muito melhor.Pense nisso e faça a sua parte,dê a sua parcela.

Anônimo disse...

Acho que essa discordia não leva a solução nenhuma. O que deveriamos é buscar solução junto aos governos para conscientizar o população e instalação de reciclagem no município incentivando a população a coleta seletiva. Deveria também ser colocado lixeira na orla.

Anônimo disse...

Sou morador de Guaxindiba e tenho observado que a secretaria de limpeza pública tem monitorado constantemente o litoral, com equipes de limpeza atuando frequentemente. O que a foto registrou foi um fenômeno da natureza, ou seja, vc pode fazer a limpeza à tarde, mas se à noite houver uma ressaca, o mar volta a jogar um monte de lixo na orla novamente.Lixo inclusive oriundo de outras regiões trazidos pelas correntes marítimas. Mas o debate sobre o assunto é legal e fica aqui meu registrou: "cidade bem cuidada não é a que mais se limpa e sim a que menos se varre". Abraços!

Jorge Lanz

Anônimo disse...

Infelizmente nossas praias vem a cada ano regredindo. O turismo é o convite para o crescimento do municipio, com ele aumenta o movimento no comércio, o número de contratação de funcionários. Por isso acho que a prefeitura devia mante-lá sempre preservada, e se necessário dar andamento na construção dos quiosque que fez cm que 50 % dos turistas se afastassem neste verão, a limpeza é primordial, e junto com o serviço publico a concientização dos moradores, que despejam o lixo doméstico em locais improprios como nas praias.

Independente do comentário, gostaria de parabenizar o Paulo Noel, pelo Blog, uma página informativa de grande criatividade,e necessidade para a população, espero que essa ideia continue em vigor.Parabéns!