domingo, 21 de fevereiro de 2010

Internauta abismada com quantidade de lixo na praia



Ludimilla uma internauta defensora do meio ambiente enviou e-mail para o Blog chamando atenção para a importância de cada um fazer sua parte na preservação do meio ambiente. Anexo ao e-mail enviou também algumas imagens da sucheira.
.

Olá Paulo Noel, sou Ludimilla, moradora de São Francisco de Itabapoana. Venho através de este e-mail questionar sobre o lixo na praia.

"Acho que deveria haver lixeiras espalhadas pela orla. As pessoas jogam tudo na areia, deixando a praia feia", já que São Francisco de Itabapoana é uma cidade turística que recebe milhares de turistas nessa época. Fico abismada com a quantidade de lixo que presenciei na praia de santa clara. Falo exclusivamente da praia de Santa Clara, que foi onde fotografei. Gostaria de passar uma idéia para secretaria como fazer uma educação ambiental com a população pro verão de 2011!
1- Leve um saco de supermercado todas às vezes que for à praia para jogar latas, canudos, copos usados e outros tipos de lixo orgânico.

2- Evite jogar seu lixo na praia.

3- Descartar lixo no mar, como sacos plásticos, restos de alimentos, garrafas pet, prejudica a vida marinha e a qualidade da água, elemento essencial para o equilíbrio ecológico do ecosistema mundial.

4- Não leve cães para praia; é proibida a presença de animais na areia das praias. No Rio de Janeiro, por exemplo, os donos que desrespeitarem essa lei podem ser levados à Delegacia de Polícia.

5- Lute por essa causa! Multiplique essa idéia aos seus conhecidos, explique a importância e como contribuir para a preservação das nossas praias.
.
Veja mais aqui:
O Blog abordou esta matéria com o título "O lixo nosso de cada-dia. Acesse o link.
http://paulonoel.blogspot.com/2010/01/o-lixo-nosso-de-cada-dia-abandonado-nas.html
.
A prefeitura de SFI lançou o projeto "Praia Limpa" após matéria veiculada no Blog. Veja aqui no link. Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários e autoridades no final de semana em São Francisco

11 comentários:

Anônimo disse...

aplausos a Ludmila!!fica aqui tb a observação de que não devemos fazer na via pública o que não faríamos em nossa casa!!!!ninguém anda jogando lixo no chão da sala (pelo menos eu suponho que não!!!). A Prefeitura deve sim fazer sua parte, mas a população já deveria saber que lugar de lixo é no lixo!!!!!

lucia disse...

Em Guriri o mesmo problema!!! Uma praia sempre limpa, neste carnaval virou um lixão!!! Pessoas vieram fazer churrasco e deixaram tudo para trás!!! Pratos, copos, garrafas, sacos plásticos.
É incrível ver que eles trazem tudo que precisam para passar o dia todo, mas são incapazes de levar de volta seu próprio lixo para casa. Trazer um saco de lixo é com certeza muito complicado. Será que estes “turistas” gostariam de na próxima vez que vieram aqui na praia passar o dia num lixão? Estas pessoas ainda não sabem dos danos que provocam à natureza deixando a maré levar todo estes plásticos para o fundo do mar?
Nos do Pinokio fomos sexta-feira com 64 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos a praia de Morobá (ES). Passamos também o dia todo, comemos, bêbedos, chupamos picolé etc... Na partida não havia um palito de picolé na areia! Difícil? Não, absolutamente NÃO. Colocamos um único saco preto de lixo pendurado numa das barracas e contamos às crianças o que fazer. Ninguém se enganou e a natureza agradece.

Anônimo disse...

Parabéns a Ludmila pela iniciativa, mas vamos ser justos. Ela cobra lixeira na orla e a prefeitura pela primeira vez na história deste município instalou lixeiras em todo o litoral. Ela também cobra um trabalho de conscientização e mais uma vez a prefeitura voltou a estar presente, lançando, neste verão, o projeto "Praia Limpa" em parceria com a Gesa. E Paulo, o Praia Limpa, não foi lançado por causa da matéria sua no blog. Este projeto foi lançado depois da matéria, mas já estava sendo elaborado, desde dezembro do ano passado. Obrigado pelo espaço.

Jonas Péres

Fernando(Gargaú) disse...

um absurdo isso....Esse povo tem que ter um pouquinho de respeito pelo nosso querido meio ambiente!!!E a mãe natureza agradeçe!

Anônimo disse...

O projeto foi lançado!!
e tb nao podemos deixar de elogiar a prefeitura!
pois dessa vez os culpados sao os proprios veranistas, pois lixeiras tem espalhadas pela orla!! E pq nao usá-las? isso e uma conscientização dos proprios moradores e veranistas!!
o povo está acostumado a estar no meio de sujeiras e fazendo o povo de empregado!!
sera que fazem o mesmo em suas casas??? eis a questão!!!

Simone SAmorim disse...

Paulo, tem email na sua caixa postal, favor ler ainda hoje e publicar uma nota a respeito. Queremos dizer que o caso não foi esquecido e que acreditamos em Deus e nos homens superiores da justiça que são quem comandam nossa vida aqui na terra para que façam justiça.

abraços

Simone

Ruy Temberg. disse...

Caros amigos,

Durante o carnval eu estive em Santa Clara e eu pude observar várias lixeiras espalhadas pela orla. Fico feliz com essa iniciativa e projeto, mas estou confuso quanto ao mérito do mesmo.

Pelo o que eu soube e li em um dos folders do projeto "Praia Limpa", esse projeto é de autoria do GESA e teve o apoio da PMSFI. Minha dúvida é: quem arcou com os custos do projeto, folders e das lixeiras? O GESA ou a PMSFI?

Caso tenha sido a PMSFI, parabéns ao prefeito e responsáveis pelo projeto. Caso tenha sido o GESA, talvez seja interessante o blogueiro e até mesmo alguns internautas corrigirem o que aqui escreveram. "Devemos dar a César somente o que é de César". Temos que ter cuidado para não cometermos injustiças quanto ao mérito desse projeto.

Um abraço,

Ruy Temberg.

Anônimo disse...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários e autoridades no final de semana em São Francisco
Um projeto ambiental denominado “Praia Limpa”, promovido pelas secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente, em parceria com a Gargaú Enérgética S.A. – GESA cemeçou a ser colocado em pratica no final de semana no litoral de São Francisco de Itabapoana. A iniciativa prevê um amplo trabalho de conscientização paralelo à implantação de lixeiras em todo o litoral sanfranciscano. O projeto que teve a participação pessoal do prefeito Beto Azevedo acompanhado do seu vice Frederico Barbosa Lemos contou também com participação de voluntários formado por funcionários de várias secretarias e ainda representantes de Associações de moradores e entidades ligadas ao meio ambiente. Alem da colocação das lixeiras houve a distribuição de material educativo sobre ambiental. Durante o final de semana, foram visitadas as praias de Gargaú, Santa Clara, Sonhos e Sossego e afixadas as 60 lixeiras em formato de manilhas. Até o final do mês, serão implantadas 110 lixeiras nas praias da região. O objetivo é espalhar as lixeiras nos principais pontos turísticos do litoral. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, o projeto é um diferencial da prefeitura. “As praias já deveriam ter essas lixeiras. Nesse governo, conseguimos implanta-los em parceria com a GESA, mas o prefeito não só se preocupou em instalar as lixeiras como também em fazer um trabalho de conscientização junto às pessoas”, disse Garcia. Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a meta é conscientizar. Antecedendo a próxima realização de abordagens nas praias, nesta sexta-feira (29), haverá uma reunião explicativa, para uma prévia orientação, com todos os secretariados e voluntários que desejarem atuar neste último encontro. Será às 18h, na sede da prefeitura. No próximo final de semana, a equipe percorrerá as praias de Guaxindiba e Manguinhos (30); Lagoa Doce e Barra do Itabapoana (31). (Fonte: Ascom - SFI )
Postado por Paulo Noel às 06:59

Katia disse...

Lembrando ao nobre internauta que discretamente tenta confundir a cabeça de alguns,que o Projeto Praia Limpa teve a Parceria da Empresa Gesa,porém a Administração Municipal pertence ao Município de São Francisco de Itabapoana=GESTÃO PREFEITO BETO AZEVEDO;o Projeto da GESA naturalmente é o Parque Eólico...Fala sério hein?" A prefeitura de SFI lançou o projeto "Praia Limpa" após matéria veiculada no Blog. Veja aqui no link. Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários e autoridades no final de semana em São Francisco "

Ruy Temberg. disse...

Cara Katia,

Esse internauta, no qual você chama de nobre, não teve nenhuma intenção de confundir a cabeça de ninguém. Muito pelo contrário! Minha intenção com a postagem era, na verdade, apenas de “desconfundir” a minha própria cabeça. Se você ler atentamente o que eu escrevi irá ver que eu apenas disse que EU estava confuso em relação ao projeto e por fim eu não afirmei nada.

“Fala sério, heim?!” digo eu, que começo a acreditar que qualquer coisa que aqui seja escrita acaba sendo motivo de interpretações errôneas!

Cordialmente,

Ruy Temberg.

fatima disse...

Só aqui que acontesse isso tem que ter alguem pra critica e assim, os governantes tomam as devidas providencias, parabéns Paulo Noel, pelo seu blog, pois aqui as pessoas tem o direito de manisfesta suas opiniões no que acontesse em nosso municipio, em questão praia, praça de São Francisco, tudo que acontesse no municipio, afinal tem que criticar pra resolver....

Fatima