quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Representantes da Marinha do Brasil, do DER e da prefeitura de SJB visitam local onde será construída a ponte SJB a SFI

A cabeceira do lado de São Francisco de Itabapoana ficará em território de Campos, porém próximo ao limite dos dois municípios e a poucos quilômetros do antigo projeto.

 Uma  comitiva técnica  formada por engenheiros da Secretaria de Planejamento da prefeitura de SJB, representantes da Marinha do Brasil e de engenheiro do DER Departamento de Estradas de Rodagens esteve nesta terça-feira, 20, pela manhã visitando os locais onde serão construídas as cabeceiras do ponte que ligará SFI a SJB.  


A visita teve por objetivo , segundo o Cabo Emerson da Capitania dos Portos de São João da Barra  a emissão, por parte da Marinha do Brasil, de um parecer para liberação das obras da ponte.

A vistoria de acordo com o Cabo Neto tem o propósito de se elaborar  um documento no que concerne ao ordenamento do espaçamento acroviário e a segurança da navegação sem prejuízo das obrigações dos interessados perante aos demais órgãos responsáveis.

"Tudo será avaliado e posteriormente será dado o parecer final, com verificação do  local  se há um fluxo constante de navegação", disse.

"Estamos tirando fotos para posteriormente ser dado o parecer final. Compete a  Marinha só este aspecto  porque diz respeito a jurisdição sobre as águas", acrescentou.


O engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo disse que a  largura da ponte será de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois acostamentos e uma área de pedestre.

Segundo Dr. Ivan a previsão de início das obras é para abril de 2013.

Participaram da visita os representantes da Capitania dos Portos, Sargento Neto e Cabo Emerson, além do engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo, do Sub secretário Transportes da prefeitura de SJB Felipe Quintanilha. do Adriano Martins Coordenador da Defesa Civil de SJB e dos engenheiros da Secretaria de Planejamento da prefeitura de SJB, Luiz Fernandes e  Carlos Augusto.

Outras informações obtidas com o engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo: a Estrada de acesso da ponte pelo lado de São Francisco de Itabapoana a RJ-196, terá uma largura de 12 metros. Este será o acesso da ponte para quem vem de Gargaú ou Santa Clara. Será construída também uma Estrada de acesso a Santa Clara pela antiga Estrada da Linha. 


Dr. Ivan garantiu que tão logo seja concluída a licitação dia 25 de março é bem provável que as obras comecem em abril.


As empreiteiras interessadas em participar da licitação serão obrigadas a conhecerem todo o trajeto da ponte e seus acessos. "Ninguém pode participar de uma licitação sem conhecer o que vai construir", comentou. Assim, antes do dia 24 de março, muitas visitas ainda serão feitas aos locais onde serão construídas as cabeceiras da ponte e as Estradas.


O prefeito Neco de São João da Barra colocou à disposição da comitiva, veículos e barcos  da Defesa Civil de São João da Barra. Antes da saída da comitiva conversamos pelo telefone com o prefeito Neco que disse ser esta obra uma das mais importantes para a geração do desenvolvimento Regional no que concerne ao isentivo ao  turismo, a indústria e a geração de mão de obras. "Ficou feliz de poder inaugurar esta importante obra junto com o Governador Sergio Cabral e demais autoridades de nossa região.", disse.


Nova ponte encurtará a distância para o Porto do Açu


Como o Blog já divulgou, os antigos pilares não serão aproveitados. A nova ponte será construída cinco quilômetros rio acima, e a cabeceira do lado norte ficará em território campista, porém próximo ao limite com o município de São Francisco de Itabapoana. Essa mudança vai aumentar um pouco a distância entre São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, entretanto, com o novo projeto, a distância para os sanfranciscanos chegarem ao porto do Açu será encurtada, já que a cabeceira do lado de São João da Barra ficará próximo ao trevo de acesso ao empreendimento do Grupo EBX.

“É importante ressaltar que o projeto antigo da ponte é de 7 km de viaduto, passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para substituir determinados trechos seria inviável na questão ambiental”, disse Ivan. O engenheiro ressalta que o projeto atual da ponte é de 1344 metros e não vai interferir em nada na questão do meio ambiente, além disso, a mudança de local de construção da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que será aumentada em apenas 4,5 KM. 




Representantes da Marinha do Brasil - Capitania dos Portos conversam com a imprensa.
Neste trecho, é onde surgirá a ponte de 1 km e trezentos metros.
Seta indica a demarcação do local exato onde será construída a cabeceira da ponte.


Engenheiro Dr. Ivan exibe parte do projeto de construção da ponte.

2 comentários:

Unknown disse...

mesmo com todas as evidencias de que a ponte sera contruida em função do porto do açu, ainda aparece um deputado, que nada faz, e se diz pai da ponte, e lamentavel essa nossa politica.

Pedro disse...

Mais uma vez a política forte de Campos interfere: muda o projeto original e aproxima a nova ponte para mais perto de Campos e ainda será construída em território campista. Eu, como futuro trabalhador do porto, só espero que fazem uma nova rodovia ligando SFI a nova ponte. Porque hoje o trecho atual tem que passar por Gargaú e Muritiba e não tem, asim, uma grande economia de km.