Segundo a atriz, poucas mulheres sabem que quanto mais se produz leite, mais leite elas terão. “A doação de leite materno é fundamental, pois, além de reforçar o processo de amamentação dos filhos por mais tempo, essas mulheres estarão salvando vidas. As campanhas, tanto de aleitamento quando de doação do leite materno, reduziram o índice de mortalidade infantil no país. Participar deste movimento é uma honra. Vim a Campos como ativista”, ressaltou.
Maria Paula é madrinha da campanha nacional por ter doado leite materno enquanto amamentava o filho Felipe, que hoje tem cinco anos.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, destacou que a campanha tem como princípios a consolidação do estoque do Banco de Leite Humano e incentivar a doação, para que os bebês prematuros possam se alimentar de leite materno nos primeiros meses da vida. “O Banco é uma das principais armas para garantir a sobrevida dos bebês prematuros”, disse.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Samyra Paes Salomão, o Banco tem recebido 500 ml de leite materno por dia, número considerado insuficiente.
- Nós temos hoje, Hospital dos Plantadores de Cana, uma média de 20 bebês internados e necessitaríamos de uma média de 10 litros por dia. Nós também recebemos doações externas. Um carro de coleta que vai à casa da doadora cadastrada e apta a doar. Ela recebe todo o material esterilizado, luvas e toucas, para que possa fazer o procedimento na própria residência, com base nas orientações. Estando com os frascos cheios de leite, aciona o Banco, que um equipe vai até ela, buscar o material - disse Samyra, acrescentando que o Banco atende apenas aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal do HPC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário