quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Meteoro que passou na região foi visto no céu de São Francisco de Itabapoana

Foto: reprodução
A Rádio São Francisco FM recebeu no final da manhã desta quarta-feira (20) telefonemas de vários moradores de São Francisco de Itabapoana, que disseram ter visto no céu do município um rastro de fogo. O Clube da Astronomia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, confirmou a passagem de um meteoro pela Região na manhã de hoje. Segundo o professor e astrônomo Marcelo de Oliveira, do Clube da Astronomia de Campos, as chances de fragmentos do meteoro terem caído na Região são grandes. O fenômeno também foi visto no estado do Espírito Santo. Há relatos de moradores de outros municípios, como Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Cabo Frio e outras cidades da Região dos Lagos.

Jeferson de Souza, morador na localidade de Bom Jardim, Zona Rural de SFI, viu quando por volta das 10 horas da manhã uma bola de fogo passou no céu. Davi de Souza, morador no Centro, também viu o fenômeno. Moradores da localidade de Estreito, também na Zona Rural, viram o mesmo rastro de fogo. O assunto ganhou força rapidamente nas redes sociais.

 “Nós temos registros de 11h e 11h40, mas como o sol estava muito forte as imagens não são boas. Ainda estou checando para saber o que temos, mas o certo é que é, sim, um rastro de meteoro no céu da nossa cidade. Ele ficou visível por alguns segundos”, disse Marcelo de Oliveira.

Ainda segundo o professor, um grupo de pesquisadores internacionais, do qual ele é integrante, já havia feito um alerta sobre a possibilidade de rastros no céu após a queda de um meteorito na Rússia. Segundo ele, o mesmo grupo registrou imagens de objetos nos céus de outros países. Agora, o objetivo é identificar e localizar o meteoro.

“Nós ainda não sabemos se foi o mesmo meteoro que passou no Espírito Santo e na Região dos Lagos. Pode ser um grande meteoro ou mais de um com pequenas dimensões.Vamos começar a investigar e ouvir relatos de pessoas para identificar o local exato. Isso é algo muito raro de acontecer, sabemos que alguma coisa de incomum está acontecendo mas ainda não sabemos o que é˜, disse o astrônomo.

Por causa do alarde do fenômeno visto hoje, o Clube de Astronomia descobriu, após verificar os arquivos de imagens registrados pelos equipamentos, a passagem de um outro meteoro, no último dia 15 de fevereiro. As imagens do meteoro desta quarta-feira (20) ainda estão sob a análise do clube.

Com informações do G1 Serra, Lagos e Norte

Nenhum comentário: