segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Hemocentro recebe doadores em SFI nesta terça-feira


Nesta terça-feira (30), das 8h30 às 17h, o ônibus do Hemocentro Regional de Campos estará no município de São Francisco de Itabapoana para receber doadores de sangue. A ação, que é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá em frente ao Centro de Fisioterapia, situado na entrada da cidade.

A diretora técnica do Hemocentro Regional de Campos, Dra. Daniela Tudesco, explicou que há quatro meses, quando a unidade móvel esteve no município, o resultado foi bem positivo, pois 40 bolsas de sangue foram coletadas.

“Com relação aos 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, o município de São Francisco de Itabapoana está caminhando para ser o que mais tem colaborando para o Hemocentro de Campos. Diante disso, convidamos tanto os que participaram na última vez que estivemos aqui quanto os novos doadores sanfranciscanos para ultrapassar o número de bolsas coletadas na ação anterior”, destacou

Dra. Daniela chamou a atenção ainda para a ampliação e reforma Hospital Municipal Manoel Carola, que contará com uma agência transfusional, na qual haverá estoque de sangue para o paciente de São Francisco não precisar se deslocar para Campos.

“Nesse caso, desde agora é importante já se ter um sistema de captação de doadores para estimular e manter esse esquema de doação voluntária e fidelizada, já que o hospital Manoel Carola é o primeiro que atende as emergências e urgências da região”, enfatiza.


Os requisitos básicos para quem deseja ser doador é estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum, mas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação e ter a idade entre 16 e 69 anos (incompletos). Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. (Ascom-SFI)

Nenhum comentário: