quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Solidariedade humana: mais uma campanha de doação de sangue bem sucedida em SFI


Foram 50 pessoas cadastradas, sendo que 14 não passaram na triagem, totalizando 34 doações de sangue.

Doadores prestigiaram a campanha
Mais uma vez foi um sucesso a campanha de doação de sangue ocorrida nesta terça-feira, 30-09, em São Francisco de Itabapoana. De 8h30 até às 15 horas foram 50 pessoas cadastradas, sendo que 14 não passaram na triagem, totalizando 34 doações de sangue. Foi a segunda vez em 2014 que o ônibus do Hemocentro vem ao município (veja aqui matéria da doação ocorrida no mês de abril).

Para a Assistente Social do Hemocentro Regional de Campos, Maria Gonçalves, o número de doadores foi satisfatório. “Para um dia de semana o número foi muito bom, principalmente se levarmos em conta que a população que doa sangue é uma população ativa que trabalha nesse horário. Geralmente quando enviamos o ônibus para municípios menores o número de doações é até mais baixo do coletado em São Francisco. Isso demostra que a população sanfranciscana é solidária a essa causa”, disse a Assistente Social.

Jornalista Vinícius Berto doou pela 4ª vez
O jornalista Vinícius Berto, que integra a equipe do Blog e da Rádio São Francisco FM, participou da campanha de doação de sangue. “Doar sangue é um gesto de solidariedade humana. Sempre que posso tenho participado das campanhas. Essa foi a quarta vez que doei e convoco mais pessoas a entrar nessa corrente do bem e se tornar um doador”, comentou Vinícius.

Em entrevista à Rádio São Francisco, a diretora técnica do Hemocentro, Dra. Daniela Tudesco, disse que uma única doação pode salvar a vida de quatro pessoas. “O sangue passa por um processamento, e são separadas as bolsas de acordo com a necessidade do paciente. Geralmente de uma bolsa de sangue, após o processamento, é possível preparar quatro bolsas”, disse a médica.

Dra. Daniela Tudesco comandou a equipe 
Os requisitos para ser doador é estar bem de saúde, pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação e ter entre 16 e 69 anos (incompletos). Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. Os idosos entre 60 e 69 anos poderão doar apenas se já tiverem doado anteriormente.


Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone gratuito do Hemocentro Regional 0800-2820-250.

Nenhum comentário: