domingo, 10 de maio de 2015

Sanfranciscano chega ao nível dos principais atletas de Apneia Estática do Brasil


Há quatro meses o atleta de apneia estática Marcos Nunes participou de uma brincadeira em um retiro e atingiu a marca de 3:35 minutos. O tempo suportado por uma pessoa normal em apneia estática é de 45 segundos a 1:20 minutos. Foi então que Marcos decidiu fazer apneia de modo profissional.

"Sou uma pessoa muito simples, apesar do esporte ser elitista. Sempre tive facilidade para prender a respiração e, desde que morava em São Francisco de Itabapoana, já treinava. Sempre considerei fácil esse desafio. Comecei a praticar depois dos 40, mas acho que a idade não influencia até certo ponto", afirma  o atleta que atingiu a marca de 5:23 minutos em apneia estática, conforme pode ser visto em vídeo.

O atleta sanfranciscano, que hoje mora em Rio das Ostras, treina uma vez por semana. O treino consiste em 3 parciais: a 1° e 2° são para preparo e condicionamento do corpo: a terceira é valer.

“As duas primeiras eu só aqueço. A marca do vídeo foi alcançada na 2° parcial (ainda no treino), talvez se tivesse feito a terceira poderia ter ido mais longe", afirma o atleta Marcos.

Vale lembrar que o esporte profissional não pode ser praticado por amadores sem preparo e sem uma estrutura de suporte presente. Além de requerer exercícios respiratórios e de concentração regulares, condicionando pulmão, caixa torácica e abdômen.

 A competição é realizada com a presença de um médico, que afere a pressão arterial e as condições físicas do atleta antes da apneia. Além disso, geralmente há o suporte de alguém da equipe dentro da piscina que monitora de perto o atleta, avisando-o de 30 em 30 segundos." Hoje, com esse tempo, me encontro no nível dos principais apneistas brasileiros. Tenho orgulho de representar minha cidade de São Francisco de Itabapoana nesse esporte”, conclui.


Nenhum comentário: