sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sanfranciscano supera próprio tempo em Apneia Estática




O atleta de apneia estática Marcos Nunes, sanfranciscano que atualmente mora em Rio das Ostras, ultrapassou a sua marca que era de 5m23s, conforme o Blog noticiou aqui, e conseguiu ficar 5m48s embaixo d’água.

O tempo suportado por uma pessoa normal em apneia estática é de 45s a 1m20s. 

"Sou uma pessoa muito simples, apesar do esporte ser elitista. Sempre tive facilidade para prender a respiração e, desde que morava em São Francisco de Itabapoana, já treinava. Sempre considerei fácil esse desafio. Comecei a praticar depois dos 40, mas acho que a idade não influencia até certo ponto", afirma Marcos.

O atleta treina uma vez por semana. O treino consiste em três parciais: a primeira e segunda são para preparo e condicionamento do corpo, sendo a terceira pra valer.

Vale lembrar que o esporte profissional não pode ser praticado por amadores sem preparo e sem uma estrutura de suporte presente. Além de requerer exercícios respiratórios e de concentração regulares, condicionando pulmão, caixa torácica e abdômen.

A competição é realizada com a presença de um médico, que afere a pressão arterial e as condições físicas do atleta antes da apneia. Além disso, geralmente há o suporte de alguém da equipe dentro da piscina que monitora de perto o atleta, avisando-o de 30 em 30 segundos.

"Hoje, com esse tempo, me encontro no nível dos principais apneistas brasileiros. Tenho orgulho de representar minha cidade de São Francisco de Itabapoana nesse esporte”, conclui.

Nenhum comentário: